Embaixador do Nepal recebe convidados em celebração do Dia Nacional do país

A embaixada do Nepal em Brasília realizou, nesta quarta-feira (20), a celebração do Dia da Constituição, comemorado como Data Nacional. O evento reuniu autoridades, diplomatas, representantes do Itamaraty, da ABC, do Instituto Rio Branco e de outras agências do Governo. Também contou com a presença de oficiais da Embrapa, da APEX, além de empresários e jornalistas.

O embaixador Nirmal Raj Kafle lembrou, em seu discurso, que a Constituição do Nepal foi promulgada oito anos atrás, por uma Assembleia democraticamente eleita. “Ela simboliza a conclusão do processo que se seguiu a um conflito que durou uma década. A Constituição é nosso farol de esperança para a paz e a estabilidade; progresso e prosperidade”, destacou.

Conforme o embaixador Kafle, seu país “está no caminho de institucionalizar as conquistas políticas arduamente alcançadas. A Constituição garante direitos fundamentais, justiça e inclusão. O governo nepalês permanece comprometido a manter esses princípios”.

A economia nepalesa permanece estável e o Nepal pretende sair do status de País Menos Desenvolvido até 2026.

Brasil e Nepal estabeleceram relações diplomáticas em 1976. A Embaixada do Nepal em Brasília foi inaugurada em 2010, sendo a única missão diplomática do país na América do Sul.

“As relações bilaterais são sólidas e os países têm trabalhado juntos em algumas agendas de interesse mútuo”, disse o embaixador Kafle, que apontou a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre os dois países como um marco dessa relação.

Entre as possibilidades de parcerias futuras, o diplomata elencou as áreas de energia renovável, agricultura e turismo. O trabalho da Câmara de Comércio Nepal-Brasil e os Grupos Parlamentares de Amizade também colaboram para a aproximação dos dois países.

O Ministro Everton Frask Lucero. Diretor do Departamento de Índia, Sul e sudeste da Ásia do Itamaraty também fez uso da palavra e parabenizou o Nepal, reforçando as boas relações bilaterais.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.