Embaixador do Cazaquistão recebe convidados para comemorar o “Nauryz Meiramy” o ano novo cazaque

Embaixador do Cazaquistão recebeu convidados em sua Embaixada para comemorar “Nauryz Meiramy”, que é o ano novo cazaque e o começo da primavera no país. Para a celebração, aberta apenas a uma lista seleta de convidados, composta por jornalistas, diplomatas, autoridades brasileiras e a delegação do país que veio para o Fórum Mundial da Àgua.

Noruz (em pársi نوروز; também transliterado como NowrozNoe – RoozNoroozNovruzNoh RuzNav-rozeNavroz ou Náw-Rúz) é uma festa tradicional da Ásia Central que celebra o Ano Novo do calendário persa (primeiro dia da primavera). O Noruz é comemorado por algumas comunidades no dia 21 de março, e por outras, no dia do equinócio de primavera – que pode acontecer no dia 20, 21 ou 22 de março.

Noruz é celebrado há pelo menos 3000 anos e está profundamente enraizado nos rituais e nas tradições do Zoroastrismo.

Atualmente, o Noruz é celebrado em muitos países que foram parte dos antigos impérios iranianos ou sofreram sua influência. Fora do Irã, é comemorada no Curdistão (onde é chamada Newroz), no Afeganistão, nas antigas repúblicas soviéticas do TajiquistãoUzbequistãoAzerbaidjãoCasaquistãoQuirguistão e por várias comunidades de origem iraniana, por todo o Oriente Médio. O Noruz também é comemorado pelos parses zoroastrianos na Índia.

A saudação usual de ano novo é Noruz Mubarak (Feliz Ano-Novo). Na Turquia, diz-se Nevruz mübarek olsun (“Tenha um Ano-Novo abençoado”, em turco) ou Cejna we pîroz be (em curdo).

O Brasilia in foco estava presente e fez o registro do evento:

 

 

:

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.