Embaixador do Bahrein deixa mensagem de felicitações pelo dia da Independência do Brasil

Por Bader Abbas Alhelaibi, Embaixador do Reino do Bahrein na República Federativa do Brasil

Pela celebração da Independência do Brasil, tenho o prazer de estender as minhas mais calorosas felicitações e sinceros cumprimentos ao país e a seu cordial povo. Essa ocasião auspiciosa é testemunho do resoluto espírito brasileiro e sua incontestável jornada de desenvolvimento, progresso e prosperidade.

As relações diplomáticas entre o Brasil e o Bahrein amadureceram em uma próspera parceria, construída com base em respeito e aspirações mútuos. Em um movimento crucial e histórico, em 2018, o Bahrein inaugurou em Brasília sua primeira embaixada na América do Sul, um marco importante que lançou as bases para uma profunda colaboração nos mais diversos campos.

Em um gesto recíproco que consolidou essa fértil amizade, em 2021, inaugurou-se a embaixada brasileira em Manama. Esse momento histórico não apenas enfatizou o fortalecimento das relações diplomáticas, mas também demonstrou o comprometimento mútuo de ambas as nações em aprofundar o seu relacionamento e explorar oportunidades de progresso conjunto.

Em 2021, ocorreu a primeira visita de um Presidente do Brasil ao Reino do Bahrein, conferindo ênfase à crescente amizade diplomática. Essas interações elevaram o relacionamento diplomático entre as nossas nações a novos patamares, facilitando colaborações mais próximas em várias áreas de interesse mútuo.

Uma notável contribuição para os nossos vínculos diplomáticos foi a inauguração, em 2021, aqui em Brasília, da Declaração do Reino do Bahrein do Centro Global Rei Hamad para Coexistência Pacifica na América do Sul. Essa Declaração histórica ressalta o compromisso compartilhado de ambas as nações em promover a harmonia mundial por meio do diálogo inter-religioso e intercultural, ressoando com os desafios enfrentados pelo nosso mundo hoje e ressaltando o valor do entendimento mútuo.

Consultas políticas desempenharam um papel fundamental na consolidação da conexão Bahrein-Brasil. Quatro rodadas de consultas, incluindo a sessão inaugural em Manama em julho de 2018, facilitou discussões frutíferas que aprimoraram a cooperação entre nossas nações. Outra prova de nossos esforços diplomáticos foi a inauguração dos grupos parlamentares de amizade Bahrein-Brasil no Senado Federal e na Câmara dos Deputados em maio de 2023, símbolo do nosso comprometimento em fortalecer nossos laços parlamentares.

As relações econômicas são também um forte pilar das relações Bahrein-Brasil. Acordos e memorandos de entendimento foram assinados em várias esferas, abarcando comércio, investimentos, e isenção de vistos, treinamento diplomático, defesa e serviços aéreos, criando uma base robusta para cooperação econômica. A participação do Brasil na edição inaugural na Exposição e Conferência Internacional de Defesa do Bahrein (BIDEC, sigla em inglês) demonstrou nosso comprometimento com a cooperação em segurança e defesa.

Nossa relação vai além dos corredores diplomáticos; estende-se à honra e à lembrança. Em dezembro de 2022, o Distrito Federal alocou um espaço no Jardim Botânico para o Bahrein plantar árvores em memória do Dia da Comemoração dos Mártires do Bahrein. Esse ato representa o forte vínculo entre as nossas nações, fundado em valores partilhados de solidariedade e recordação.

Economicamente, o Brasil tem desempenhado papel significante no cenário comercial do Bahrein, e em 2022, foi o segundo maior parceiro de importação do Bahrein e o 31° de exportação. O comércio bilateral expressivo sublinha a robustez de nossa cooperação econômica.

Como Embaixador do Reino do Bahrein na República Federativa do Brasil, tenho a honra de testemunhar a amizade cada vez mais forte entre nossas nações, sem contar as inúmeras visitas, acordos, e intercâmbios em vários campos que destacam o nosso compromisso comum com um futuro melhor.

Então, hoje, ao celebrar o dia da Independência do Brasil, celebramos a jornada contínua de sucesso e prosperidade, e reconhecemos também a união e parceria que definem nossas relações bilaterais. Que o povo brasileiro continue a prosperar. Assim, renovamos nosso compromisso de nutrir e aprofundar os laços entre nossas nações.

Compartilhe

Brasília in Foco