A embaixada da Nigéria em Trípoli emitiu um documento que foi traduzido para o português com as seguintes alegações:
O Embaixador da Líbia no Brasil Khaled Dahan, convocou alguns Jornalistas de Brasília ligados á assuntos internacionais, para afirmar que as alegações de tráfico de seres humanos na Líbia, são tendenciosas e infundadas .
“Estamos plenamente confiantes no jornalismo e na mídia e na sua seriedade em transmitir e esclarecer este assunto de acordo com as elucidações feitas hoje e com os documentos emitidos pelo escritório de informação do Ministério de Relações Exteriores do Estado da Líbia.”
Sobre as Alegações:
A imprensa internacional divulgou vídeos, fotos e matérias sobre seres humanos que estariam sendo escravizados na Líbia.
Em resposta, o governo da Líbia emitiu um comunicado à imprensa e o Brasil ia in Foco teve pleno acesso as seguintes informações:
“O Governo de Reconciliação Nacional” solicitou as autoridades competentes à tarefa de investigar o incidente e descobrir os fatos e ainda informar a opinião pública local e internacional o resultado da investigação. Com base dos ensinamentos do islã e nas tradições do povo Líbio, e também em conformidade com as convenções e cartas internacionais que patrocinam os direitos humanos, rejeitamos qualquer prática que humilhe ou degrade a dignidade humana, violando seus direitos em qualquer lugar do mundo.”
O Embaixador e porta-voz do governo Líbio no Brasil, afirma que seu país está em passando por problemas desde a queda do ex Líder que governou por 42 anos, o país está sob o comando de um Governo de Reconciliação Nacional, liderado pelas Nações Unidas e está se preparando para obter a sua soberania nacional no ano de 2018 ,quando acontecerão eleições, sendo assim ele acredita que há uma tentativa real de desestabilizar novamente o país com a fabricação de notícias tendenciosas e inverídicas.
Sobre a Líbia e a Africa:
“O povo Líbio pertence a Àfrica, o povo líbio sempre apoiou parcerias de investimento em países africanos, e tem mais de 10 milhões de dólares investidos nesses países . Não precisamos de lições de ètica ,mas de apoio ás nossas instituições de segurança para que elas possam controlar o território Líbio e evitar que bandos de criminosos se envolvam em atividades ilegais.”
O Embaixador nega as alegações de tráfico de seres humanos, afirma a parceria de seu país com os países africanos , ressalta a riqueza natural como o exemplo do GASEODUTO MELITA que fornece gás natural á Itália oriundo da Líbia, e também enfatiza a excelente relação com toda a irmandade africana baseada em respeito mútuo e solidariedade.
A Líbia inclusive, é um dos pontos de passagem para africanos que emigram para a Europa em busca de trabalho e qualidade de vida, o próprio país solicita o lançamento de uma campanha internacional para travar este fenômeno atráves de uma segurança e apoio imediato para o controle de suas fronteiras .
Riqueza ,Petróleo, Especulação e |Intervenção:
A Líbia produz milhões de barris de petróleo por dia
A maior cidade e capital, Trípoli, é o lar de 1,7 milhão dos 6,4 milhões de habitantes da Líbia. Em 2012 o país tinha o segundo melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) da África e o quinto maior produto interno bruto (PIB) (em paridade do poder de compra) per capita do continente (em 2009), atrás da Guiné Equatorial, da República das Seicheles, do Gabão e do Botsuana. A Líbia tem as décimas maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo e a 17.ª maior produção petrolífera.
Em 2011, após uma guerra civil e uma intervenção militar internacional liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), houve o derrube e a morte do ex-líder do país, Muamar Gadafi, e o colapso de seu governo de mais de quatro décadas de duração. Como resultado, a Líbia está passando por um processo de reconstrução política e é regida sob uma constituição provisória elaborada pelo Conselho Nacional de Transição (CNT).