Embaixador da Alemanha se reúne com jornalistas no dia da queda do muro de Berlim

O Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, e diplomatas, receberam cerca de 45 jornalistas da área internacional para um almoço Embaixada. O convite foi feito para a Abrajinter ( Associação Brasileira de Jornalistas da Área Internacional e Diplomática) , através de um contato com presidente da Associação, Fabiana Ceyhan.

A data de 09 de novembro celebra o aniversário da queda do muro de Berlim. Em seu discurso Heiko enfatizou a importância da cooperação entre Brasil e Alemanha e cerca de 1000 empresas alemãs instaladas hoje no Brasil e a grande quantidade de descendentes de alemães que difundem a cultura e a língua no Brasil continental.

O dia 9 de novembro marca o fim do muro que dividiu Berlim por 28 anos ( texto Embaixada da Alemanha)

Em 1989, milhares de berlinenses se aglomeraram nas travessias da fronteira naquela noite, depois que o governo da RDA anunciou prematuramente novos regulamentos para viagens.

A polícia de fronteira não conseguiu mais conter o grande número de pessoas atravessando e logo depois da meia-noite, todas as passagens de fronteira da cidade estavam abertas.

A abertura se torna um pré-requisito para a reunificação alemã.

Por causa de seu significado simbólico, a “queda do Muro de Berlim” é considerada o ponto final da divisão da Alemanha e da Guerra Fria.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.