Embaixadas Apresentam: Semana da Francofonia

A cantora francesa Pauline Croze abre a Semana da Francofonia 2021 no Brasil com um mini-concerto inédito gravado no Studio des Variétés em Paris.

As águas de março não apenas fecham o verão como cantava Tom Jobim, mas trazem também, todos os anos, a promessa de uma intensa e diversificada programação cultural em torno da francofonia. E para abrir a edição deste ano, um concerto em voz e violão de Pauline Croze, dia 15, 19h.

A jovem cantora francesa fará uma releitura de clássicos brasileiros e apresentará músicas do seu próximo álbum que está saindo do forno. Pauline aceitou o convite do “What The France”, marca criada pelo Centro Nacional da Música da França para promover a diversidade da produção musical francesa.

Ainda na noite de abertura, no próximo 15 de março, o cantor pop Sévérin se apresenta acompanhado por Jérémie Arcache no teclado e violoncelo e por Mathias Fisch, na percussão. Sévérin vai misturar a França e o Brasil nas suas interpretações.

Para entrar no clima, clique aqui ou aqui e continue lendo esse release ao som de duas playlists especialmente montadas para o evento.

Além da música, a programação da Semana da Francofonia no Brasil inclui lives de gastronomia, espetáculo circense, mostra de cinema, oficinas infantis e muito mais.

Mais de 300 milhões de pessoas, em dezenas de países, têm o francês como idioma oficial. A Semana da Francofonia celebra a língua e a diversidade  cultural  dessa  grande comunidade. A edição de 2021 é a primeira com uma programação unificada em todo o país e é organizada pelas embaixadas dos países francófonos no Brasil, a rede das Alianças Francesas e associações de professores de francês.

Mostra “Curta em Francês”

Uma língua, vários sotaques – A mostra reúne 11 curtas-metragens: 2 filmes suíços, 2 belgas e 7 franceses. São produções contemporâneas que ressaltam a diversidade cultural da comunidade francófona. Nesses tempos difíceis, a seleção propõe uma lufada de ar fresco, uma escapada para novos lugares através do cinema. A mostra foi organizada pela rede de Alianças Francesas e as Embaixadas da França, Suíça e Bélgica no Brasil, em parceria com o SESC São Paulo e traz também entrevistas com os diretores dos curtas.

CineSESC de 15 de março a 15 de abril. Clique aqui

IF Cinéma à la Carte – Especial mês da francofonia

IF Cinéma oferece gratuitamente, por streaming, quatro longas-metragens premiados de consagrados cineastas francófonos, tudo com legendas em português.

IF Cinéma à la Carte – até 10 de abril Clique aqui.

OFICINAS ARTÍSTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Criação de instrumentos:

A magia de fazer música com o que está à mão. As crianças vão construir dois instrumentos super divertidos com materiais recicláveis e aprender a tocar uma música em francês.

Sábado, 20 de março, 10h30 Clique aqui ou aqui.

Tintas naturais:

As cores ao redor. As crianças vão aprender a reconhecer a cor presente na natureza e a fazer tintas com pigmentos naturais. A extração de cores será de forma consciente e sustentável, por meio de diferentes técnicas. Essa é uma eco atividade, pois dispensa elementos sintéticos que agridem o meio ambiente e reafirma o conceito de toxicidade zero. Depois das tintas prontas, é hora de fazer arte.

Sábado, 20 de março, 11h30 Clique aqui ou aqui.

Estudar no exterior:

A semana da Francofonia também apresenta os caminhos para quem quer estudar em países de língua francesa. Uma mesa-redonda reunirá estudantes brasileiros que já foram assistentes de língua portuguesa lá fora e que vão compartilhar detalhes da sua experiência .

Sexta, 19 de março, 15h Clique aqui.

Para conhecer a programação completa da Semana da Francofonia: Clique aqui.

Para acompanhar que rola no cenário musical francês: WHAT THE FRANCE Clique a qui.

Para ouvir sem parar:

Playlist “Pardon my chanson” – Carla Bruni, Jane Birkin, Julien Clerc, Alain

Souchon. Intérpretes e compositores consagrados se misturam aos novos talentos como Ben Mazué, Pomme, Clara Luciani… Pop elegante e moderno, letras afiadas, leveza, gravidade, uma ampla gama de emoções para descobrir.

Playlist de Barbara Pravi – Escolhida para representar a França no Festival de

música Eurovision em maio de 2021, na Holanda, Barbara Pravi elaborou uma playlist exclusiva, com músicas de Barbara, Dalida, Serge Gainsbourg, Michel Berger, Pomme, Klon, Les Rita Mitsouko, Claude Nougaro, Kalika, P.R2B, Noé Preszow, Fishbach, Ben Mazué e Yseult.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.