Embaixada do Zimbabwe comemora o 43º aniversário de independência

A Embaixada do Zimbabwe em Brasilia comemorou o 43º aniversário de independência nesta semana. Em seu discurso o Embaixador Meshack Kitchen falou da determinação do povo do Zimbábue de transformar aquela nação em uma sociedade próspera e de renda média alta até 2030. O embaixador do país afirmou durante o almoco oferecido para convidados que a nação Africana está aberta para os negócios, novas parcerias comerciais e para o turismo.

“Na verdade, o tema das nossas celebrações é um apelo a todos os Zimbabueanos, incluindo os da diáspora, para colocarem os pés na roda, enquanto nos esforçamos para alcançar a nossa Visão 2030. O Zimbabwe está aberto para negócios, não faltam oportunidades de cooperação com parceiros de qualquer parte do globo, uma vez que o país quer ser amigo de todos e inimigo de ninguém” discursou Kitchen.

Kitchen explicou também que as trajetórias de desenvolvimento do Zimbábue estão “ancoradas na implementação de programas robustos e estratégias que buscam acelerar a obtenção de conhecimento inclusivo, desenvolvimento social, infraestrutural e modernização”. O país tem registrado um grande desenvolvimento em setores-chaves como agricultura, mineração, manufatura, energia, comunicação, turismo e serviços”, afirmou o embaixador.

O secretário de África e Oriente Médio do Itamaraty, embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, disse que ao longo dos 43 anos de amizade, ambas as nações têm trabalhado juntas em prol do benefício mútuo, enfatizando a cooperação nos setores de energia, da educação, da pecuária e produção de algodão no Zimbábue.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.