Embaixada do México celebra 185 anos de relações diplomáticas com o Brasil em evento em Brasília

A embaixada do México em Brasília, comemorou na segunda- feira, 16 de setembro, os  209 anos da independência e os 185 anos de relações diplomáticas entre Brasil e México. “Brasil e o México tem relações diplomáticas a 185 anos e estamos empenhados em aprofundar cada vez mais os laços de amizade para benefício entre os nossos povos” disse o embaixador Rojas em seu discurso para o público presente. “Hoje  o Brasil é o principal parceiro comercial do México na América Latina”.  Participaram do evento autoridades do governo federal , O general Heleno , como também a Secretária de Turismo do GDF, Vanessa Mendonça  e o Secretario de Cultura, Adão Cândido.

México e Brasil respondem, juntos, por mais de 60% do PIB da Amércica Latina e metade da população. São os dois países mais industrializados da região, mas se mantiveram distantes durante todo o século XX e início do XXI: só 2% das exportações brasileiras  têm como destino o México e as vendas mexicanas ao Brasil somaram menos de 1% do total das exportações. O novo embaixador tem trabalhado de forma intensa para intensificar as relações. No dia 16 foi aberta uma exposição cultural na própria sede da embaixada estreitando assim, os laços culturais com a capital federal e com o Brasil.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.