Embaixada do japão:Governo japonês doa mais de 52 mil dólares para ambiente de aprendizagem no CIL Paranoá

Governo japonês doa mais de 52 mil dólares para ambiente de aprendizagem no CIL Paranoá
Quantia deve abranger a aquisição de ares-condicionados, computadores, projetores, notebooks, impressoras e materiais pedagógicos

 

O Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, firmou, na tarde desta quinta-feira (8), o contrato de doação de US$ 52.210 (cerca de R$ 170.000) para o Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 do Paranoá. O governo japonês oferecerá a quantia para contribuir com a execução doprojeto de desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem da língua japonesa no local, que deverá abranger a aquisição de ares-condicionados, computadores, projetores, caixas de som, notebooks e impressoras, além de materiais pedagógicos, como DVDs e livros, incluindo os famosos mangás, as revistas em quadrinhos japonesas.

“Espero que os alunos daqui do Paranoá aproveitem as ótimas aulas dos professores e que também lendo os mangás possam se familiarizar com a língua e a cultura japonesas. E torço para que um dia possam conhecer o Japão e se tornem o elo de ligação entre Brasil e Japão”, disse o Embaixador Yamada aos estudantes e professores presentes à cerimônia.

As aulas de língua japonesa começaram a ser ofertadas nos CILs em 2011, e atualmente estão disponíveis aos estudantes da rede pública do Distrito Federal nas unidades de Ceilândia, Sobradinho, Gama, Recanto das Emas, Taguatinga e Paranoá. Segundo a vice-diretora do CIL 01 do Paranoá, Maria Oneidee de Sousa Silva, que também participou do ato de assinatura do contrato, o centro tem atualmente 111 alunos de língua japonesa, divididos em sete turmas, e, com a doação, a previsão é dobrar o número de alunos atendidos.

Também participaram da cerimônia o Secretário Adjunto de Educação do DF, Clovis Lucio da Fonseca Sabino, o Subsecretário de Educação Básica, Daniel Damasceno Crepaldi, e o Coordenador Regional do Paranoá e Itapoã, Isac Aguiar de Castro.

A doação faz parte do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Cultura do governo japonês, modalidade de cooperação cultural dirigida especialmente a entidades que realizam projetos que contribuem para o desenvolvimento da atividade cultural e de ensino superior nos países em desenvolvimento. O auxílio agrega-se a uma série de medidas que a Embaixada do Japão planeja para promover a aprendizagem da língua japonesa no Brasil.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.