Embaixada do Japão presta homenagem

Nesta segunda-feira (14/10), a Embaixada do Japão realizou a cerimônia de outorga do Diploma de Honra ao Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, uma homenagem do governo japonês prestada a indivíduos, grupos ou organizações que tenham realizado contribuições significativas para as relações amistosas entre o Japão e outras regiões. A solenidade de diplomação foi realizada na residência oficial do embaixador, em Brasília.

Os laureados foram Carlos Magno Campos da Rocha, ex-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e Kazumine Nohara, chef da residência oficial do embaixador.

Carlos Magno contribuiu para a promoção da cooperação técnica e da compreensão mútua entre Brasil e Japão na área de agricultura, e foi um dos profissionais que possibilitaram a implementação do Programa de Cooperação técnica Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer), promovido a partir de 1974 por meio de uma cooperação bilateral entre o Brasil e o Japão.

De acordo com o Embaixador Akira Yamada, as pesquisas impulsionadas pelo projeto transformaram a região Centro-Oeste em uma das áreas agrícolas mais produtivas do mundo. “Em vista de sua escala e seu impacto, o Prodecer é um grande projeto a ser registrado na história agrícola do mundo, sendo um símbolo sucedido da cooperação Brasil-Japão da qual japoneses e brasileiros podem ser orgulhar”, ressaltou Yamada.

A parceria internacional tinha o objetivo de desenvolver tecnologias agrícolas que pudessem ser implementadas no Cerrado. “O grande desafio do nosso trabalho foi gerar o novo. Trabalhar com novidade, com coisas que eram inimagináveis”, lembrou Carlos Magno, que também ressaltou a importância da colaboração dos pesquisadores japoneses para o sucesso do programa. “Esses senhores, que vieram para cá foram adotados por nós. Eram verdadeiros líderes, ícones, pais”, recordou.

O embaixador Yamada reservou, ainda, comentários positivos para o homenageado Kazumine Nohara, que lhe acompanha desde sua missão na embaixada do Japão no México. “Chef Nohara sempre cumpriu suas atividades superando obstáculos como o fornecimento de ingredientes japoneses”, elogiou o embaixador.

Além de ser responsável pela preparação dos pratos servidos nos eventos da embaixada, Nohara também trabalha na promoção da culinária japonesa ao realizar demonstrações ao público e workshops junto a integrantes da comunidade nipo-brasileira. “Vou continuar me dedicando e vou fazer o meu melhor para poder contribuir para o Brasil e o Japão por meio da minha culinária japonesa”, agradeceu Nohara.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.