Embaixada do Japão comemora aniversário do imperador

Embaixada do Japão comemora aniversário do imperador 

Embaixador Akira Yamada, esposa e convidados.

A Embaixada do Japão no Brasil recebeu nesta quarta-feira (11/03) mais de 500 convidados em Brasília para a comemoração de sua data nacional. A recepção, oferecida na residência oficial do embaixador, foi dedicada ao 60º aniversário de Sua Majestade o Imperador Naruhito, observado em 23 de fevereiro. Esta é a primeira celebração do nascimento do imperador desde sua ascensão ao trono e do início da nova era imperial Reiwa, inaugurada em maio de 2019.

“Estou muito feliz em poder recebê-los e realizar esta recepção em comemoração ao aniversário de Sua Majestade o Imperador do Japão”, agradeceu ao público o embaixador Akira Yamada. “Desejo prosperidade a todos aqui presentes e um maior desenvolvimento da relação entre Japão e Brasil”, anunciou Yamada, antes de oferecer um brinde aos presentes.

Embaixador Akira Yamada faz um brinde á relação Brasil e Japão

Convidados lotaram a recepção

Diplomatas, membros do governo brasileiro, representantes de entidades nipo-brasileiras, profissionais da mídia e outros convidados prestigiaram a festa. Aos presentes foi oferecido um jantar de cardápio típico japonês, completo com tempurá, tonjiru (sopa com carne de porco e legumes) e sushi preparado na hora pelo chef Cristiano Komiya, do restaurante New Koto. O buffet foi coordenado pelo chef da residência oficial, Kazumine Nohara.

Gastronomia japonesa servida no Jantar

O público também aprovou a tradicional degustação de bebidas japonesas, com rótulos importados de saquê e shochu (licor de ameixa). Todos tiveram a oportunidade de conhecer, ainda, o trabalho de algumas das maiores companhias japonesas em atuação no Brasil: Toyota, JRC, NEC, Epson, Yamaha e Yakult apresentaram ao público os produtos e serviços que oferecem no país.

O sucesso da celebração reflete os fortes laços de amizade entre Brasil e Japão. Em 2020, se completam 125 anos de relação diplomática entre os dois países, além de 30 anos da comunidade brasileira no Japão. Atualmente, cerca de 2 milhões de japoneses e nipo-descendentes vivem no Brasil.


Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.