Embaixada da Sérvia e Cine Brasília, apresentaram ontem o filme “Montevidéu O Sonho da Copa”

Montevidéu, O Sonho da Copa

 

Filme inédito no Brasil  trouxe à luz curiosos fatos envolvendo a primeira participação da ex-Iugoslávia, composta por jogadores sérvios, num campeonato mundial de futebol.

 

 

Uma sessão especial e interessante  aconteceu quarta-feira, dia 20, às 20h30, no Cine Brasília. O filme Montevidéu, O Sonho da Copa é uma deliciosa comédia sobre a participação da seleção da ex-Iugoslávia na Copa do Mundo de 1930, ocorrida no nosso país vizinho, o Uruguai.

Esta  projeção aconteceu em função da Copa do Mundo de Futebol deste ano de 2018, especialmente do jogo Brasil X Sérvia que acontecerá  alguns dias depois da exibição do filme, no dia 27. A exibição celebra os 80 anos de relação diplomática entre os dois países e é uma realização conjunta entre a Embaixada da Sérvia, a Secretaria de Cultura e o Cine Brasília. O filme é uma mescla de fatos históricos com fantasias ,  fundamentados em fatos ocorridos, como, por exemplo, a descarada parcialidade dos juízes na disputa do terceiro lugar na competição entre o Uruguai e a Iugoslávia.

Os uruguaios venceram por 6X1 de forma polêmica, incluindo o folclórico episódio de com um Gol ilegal, quando um guardinha que estava à margem do gramado impediu que a bola saísse de campo, dando origem a uma das jogadas que selaram a sorte da partida! Outra ponto importante  para os convidados que assistiram a sessão foi presenciar o respeito que o time de futebol do Brasil  tem  sob a visão dos estrangeiros desde o primeiro campeonato mundial(1930) . Mostrou também um pouco da humildade e estilo de vida do país, agregando ainda mais cultura aos brasilienses e estrangeiros que frequentam o Cine Brasília.

Vários membros de missões diplomáticas em Brasília marcaram presença e o corpo diplomático da embaixada da Servia  incluindo o   embaixador   Veljko Lazic e a  embaixatriz, Olga Lazic , foram os anfitriões do evento que começou uma hora antes do filme  com um coquetel para convidados que incluiu também muitos brasileiros.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.