Embaixada da Itália promove: Ciclo de leituras públicas em italiano

DATA: 15/08/2018

HORA: 18h30

LOCAL: Sala Nervi da Embaixada da Itália

: Gli amori difficili di Italo Calvino

Esta coleção reúne contos escritos na juventude de Italo Calvino. Os primeiros foram escritos em 1945, quando Calvino tinha vinte e dois anos, e os últimos no início dos anos 1950, época em que o autor se firmava como uma das principais vozes da literatura italiana.

Os temas são diversos: um soldado tímido tenta seduzir uma viúva durante uma viagem de trem; uma respeitável senhora vive o drama de perder a parte de baixo de seu biquíni no mar quando a praia está cheia; um leitor oscila entre a realidade da ficção e a fantasia da realidade; um míope enfrenta as agruras do uso de óculos; uma esposa descobre o adultério e o mundo no botequim da esquina; um bandido e o sargento que o procura resolvem passar a noite na cama da mesma prostituta.

O que unifica as histórias é o profundo senso de composição do autor, atento aos mínimos detalhes da narração. Os amores difíceis é um livro que comprova a tese da escritora canadense Margaret Atwood, que após a leitura desses contos passou a considerar Calvino o maior escritor italiano do século XX.

As leituras serão em italiano. Os músicos de Brasília Cello Academia proporão interlúdios musicais ao vivo. A entrada é franca, sujeita a lotação.