Embaixada da Indonésia comemora os 74 anos de independência e o crescimento de 30 por cento no comércio bilateral com o Brasil no ano de 2019

A Embaixada Indonésia no Brasil,  comemorou os 74 anos de independência do país em uma bela recepção em sua sede em Brasília, no dia 20 de agosto. O embaixador Edi Yusup recebeu convidados de vários segmentos, diplomatas, Jornalistas, membros da sociedade civil, políticos e amigos da Indonésia. Em entrevista recente ao Brasilia in foco o embaixador informou que pretende aumentar as relações entre Brasil- Indonésia e o comércio bilateral entre os dois países. O embaixador e sua esposa tem mantido uma postura bem ativa desde que chegaram ao brasil, realizando vários eventos e encontros e fomentando momentos de interação afim de divulgar o seu país de forma positiva entre a sociedade brasiliense e brasileira.

Edi Yusup informou na noite do evento,  que a Indonésia e o Brasil estão em um ponto alto de suas relações de cooperações na área política e nas relações pessoais, engajados em vários fóruns regionais e internacionais. ” O nosso comércio bilateral alcançou  no primeiro semestre de 2019, 1.8 bilhões de dólares, ou seja, um crescimento de  mais de 30 por cento em relação ao ano passado. Nós acreditamos que esse número vai crescer ainda mais seguindo a intensificação dos contatos de governo para governo e empresa para empresa”. Enfatizou o embaixador.

Relações parlamentares:

Foi fundado no mês passado, na Câmara dos Deputados do Brasil  o grupo parlamentar de amizade Brasil- Indonésia, que segundo Yusup,  em apenas um mês fortaleceu bastante as relações entre os governos.

Relações  Brasil- Indonésia

Estabelecidas em 1953, as relações entre Brasil e Indonésia têm sido impulsionadas nos últimos anos, particularmente após a troca de visitas de governos,  e a parceria estratégica entre os dois países – O relacionamento tem se beneficiado de afinidades em diversas vertentes: evolução política convergente (fortalecimento da democracia); semelhanças em aspectos físicos (grandes territórios, com importante biodiversidade); humanos (população numerosa e multiétnica) e sociais (desafio de superação de desigualdades), comércio bilateral e relações entre pessoas dos dois países.

Música, gastronomia, simpatia e fortalecimento das relações foram os aspecto principais da noite de comemoração no dia 20, na capital federal.

 

 

Colaboração- Fotografia: Cidália Varela

 

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.