Embaixada da França recebe jornalistas para o Good France

O evento que acontece simultaneamente todos os anos em todo o mundo, tem como uma de suas finalidades promover a alta qualidade da gastronomia Francesa.

Aqui no Brasil não poderia ser diferente e a Embaixadora Briggite Collet recebeu um grupo de renomados jornalistas atuantes na capital federal para um coquetel degustação, na sexta-feira( 22) para provar os pratos especiais preparados pelo chef franco- brasileiro Ricardo Lapeyre.

O chefe veio do Rio de Janeiro para preparar pratos de sua autoria já que o seu restaurante escama, é um dos mais renomados na cidade maravilhosa. Os jornalistas presentes puderam participar de demonstração ao vivo do preparo dos pratos por Ricardo.

A edição 2021 do Goût de France apresentou deliciosas e inusitadas combinações entre Brasil e França e trouxe uma riqueza de sabores e perfumes às mesas de várias cidades brasileiras.

Neste ano, o festival levantou a bandeira da cozinha responsável, abraçada por chefs e donos de restaurantes Brasil afora. Muitos criaram menus que, além de homenagear a gastronomia francesa, com suas técnicas e savoir faire, valorizam o pequeno produtor rural, os produtos da estação e as práticas sustentáveis.

A 6a edição do Goût de France mobilizou chefs nos cinco continentes, em cerca de 150 países.

No Brasil, 37 restaurantes convidaram o público para uma refeição em várias etapas, um jeito bem francês de estar à mesa. Diferentemente dos anos anteriores, quando o festival acontecia em uma única data, esta edição se estendeu durante nove dias, numa verdadeira celebração à retomada dos encontros com amigos.

Cozinha francesa, ingredientes sustentáveis – O chef franco-brasileiro Ricardo Lapeyre desenvolveu um menu especialmente para o encerramento do Goût de France. Será um coquetel degustação, na sexta-feira, dia 22 de outubro. Na cozinha da Résidence de France, os jornalistas poderão acompanhar a montagem dos pratos. As composições mesclam técnicas consagradas da gastronomia francesa e ingredientes tipicamente brasileiros, provenientes de uma produção sustentável que preserva e valoriza o meio ambiente (Food’n Wood/Chapasul, da Chapada Diamantina).

A degustação será uma oportunidade para que a Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, possa agradecer pessoalmente o empenho de todos os chefs e restaurateurs, empenho que culminou no sucesso de mais uma edição do Goût de France.

Chef Ricardo Lapeyre

Ricardo Lapeyre formou-se em gastronomia e hotelaria na Europa, onde trabalhou com grandes nomes da cena mundial, como Alain Ducasse. Na volta ao Brasil, comandou importantes cozinhas do Rio, como os restaurantes Laguiole e Brasserie Lapeyre, e recebeu o reconhecimento com os prêmios de chef revelação (Veja Rio Comer & Beber 2013) e o de melhor chef (Revista Quem 2014), entre outros. Hoje comanda seu primeiro restaurante solo, o Escama, que apresenta uma cozinha de frutos do mar autoral.

Food’n Wood / Chapasul

Food’n Wood é uma empresa que, por meio da cooperativa de agricultores familiares Chapasul, investe no cultivo sustentável de árvores frutíferas e no reflorestamento de terras agrícolas no coração da Chapada Diamantina, na Bahia. Christophe Chinchilla, fundador e presidente da cooperativa, é franco-brasileiro. A Food’n Wood produz, entre outras coisas, mangas e azeite de oliva sustentáveis, fruto da agricultura regenerativa.

Participantes no Brasil:

Circunscrição São Paulo

Chef Rouge Esther Rooftop

Fazenda Santa Adelaïde Orgânico – Parceiro fornecedor

Circunscrição Brasília

Aquavit

Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier Dudu Bar

Cantucci Osteria Iacina Gastronomia

L´Amour du Pain / Saveurs et Traditions Montagnarde La Boulangerie

La Chaumière La Fleur Bistrô

L’Alcofa (Pousada Inácia – Chapada dos Veadeiros) Le Jardin Bistrot

Nossa Cozinha Bistrô Restaurante Downtown Senac Sagrado Mar

Sallva Bar & Ristoranti Santé 13

Santé Lago Saveur Bistrot Taypá

The Queen’s Place – Greenhouse Ticiana Werner Restaurante Vinalla Vinhos e Bistrô

Circunscrição Nordeste Fortaleza:

Bistrô à Vin Mucuripe

Natal:

Le Paradis du Café

Recife:

La Fabbrique

O Mundo Lá de Casa

Salvador:

Casa de Tereza

Caminho de Casa Shopping Boulevard Chez Bernard

Ferreiro Café Lucius Restaurante

Restaurante Salvador Dalí Restaurante Senac Casa do Comércio Restaurante Solar Rio Vermelho

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.