Embaixada da Eslovênia convida para a exposição” Patrimônio cultural imaterial da Eslovênia no âmbito da Convenção da UNESCO “

No ano europeu do Patrimônio Cultural, a embaixada da Republica da Eslovênia em parceria com UNESCO, Representação no Brasil, IPHAN e Delegação da União Europeia no Brasil abrirá uma exposição intitulada:que acontecerá no segundo andar da Biblioteca Nacional na terça- feira, dia 13 de novembro às 19 horas. A  Eslovênia ratificou a convenção da UNESCO para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial em 2008. A principal instituição na Eslovênia preocupada com a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial é o Museu Etnográfico Esloveno, o qual, desde 2011, atua como coordenador para a salvaguarda deste patrimônio, sendo que o registro deste é mantido pelo Ministério da Cultura da República da Eslovênia e vem tomando forma desde 2008. Ao final de 2017, o Registro deste Patrimônio continha 61 elementos, 10 dos quais eram Patrimônio Cultural de Importância Nacional, e 2 deles foram inscritos na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Essa será a primeira exposição sobre patrimônio cultural imaterial realizada no Brasil e vai no futuro viajar para outras cidades brasileiras como Rio de janeiro, São Paulo e Recife.

 A exposição conta com 24 painéis apresentando o rico patrimônio cultural imaterial da Eslovênia com costumes tradicionais do Carnaval, produção e confecção de artesanatos que passam de geração pra geração, jogos antigos, comidas típicas e tradicionais que não faltam nas mesas eslovenas. Dois painéis na exposição apresentam patrimônio cultural que foi e foram inscritas na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, quatro apresentam Patrimônio Cultural Imaterial de Importância Nacional e dezessete painéis apresentam elementos do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial. A abertura será seguida de recepção com culinária tradicional eslovena com a presença dos dois chefes eslovenos que vão servir linguiças eslovena (kranjska klobasa), chucrute, batata refogada e bolo de nozes e mel potica. A exposição vai de 13 a 26 de novembro de 2018, entrada franca. 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.