Embaixada da Coreia no Brasil promove festival coreano ao vivo durante o fim de semana

Tecnologia, Kpop, gastronomia, moda, língua e até um pagode coreano fazem parte da programação do Festival, que será de 9 a 11 de julho via Youtube. O evento é mais uma iniciativa da missão coreana no Brasil para levar a cultura do país para mais perto dos brasileiros

A Embaixada da República da Coreia no Brasil repete o sucesso do ano passado e vai transformar suas redes sociais, de 9 a 11 de julho, em um ponto de encontro virtual dos admiradores da cultura coreana e de todos que queiram conhecer mais sobre o país de tradição milenar, tecnologia e cultura pop. 

Trata-se do Festival República da Coreia, que terá formato de programa de TV exibido direto de um estúdio em Brasília para o canal oficial da Embaixada no Youtube ao vivo para todo o país. Neste ano, a apresentação fica a cargo da jornalista Rafaela Dornas e da escritora e produtora Babi Dewet. 

O evento promete encantar os olhos dos espectadores e incentivar o distanciamento social, uma vez que será online, gratuito e disponível para toda a família. No Brasil, estima-se que existam cerca de 200 grupos de cultura coreana que, juntos, reúnem aproximadamente 350 mil fãs apenas de Kpop. Esses números são apenas uma estimativa da própria Embaixada da República da Coreia no Brasil, com base nos monitoramentos de grupos mais relevantes.

Além disso, no Brasil, a primeira imagem que os brasileiros têm sobre a Coreia é mesmo o Kpop – antes, a tecnologia, como celular de ponta, aparecia em primeiro lugar. Entre os conteúdos mais consumidos estão também filmes coreanos (média de oito por mês, no caso de um fã da cultura coreana), e Kdramas, que vêm ganhando popularidade por meio das plataformas de streaming, como a Netflix. 

Essas primeiras impressões foram subtraídas de uma pesquisa realizada pela Korean Foundation For International Cultural Exchange (KOfice). Fashion, beleza, jogos virtuais e outros tipos de entretenimento também foram respondidas pelas pessoas. 

Programação reflete tendências

Durante os três dias o Festival República da Coreia terá uma programação diversificada. Haverá espaço para a gastronomia coreana, cinema, turismo no país, palestras sobre educação, bolsa de estudos, além de taekwondo, músicas, apresentações culturais tradicionais e atividades interativas. 

No primeiro dia, por exemplo, destaque para documentário sobre esses tempos de pandemia e como a tecnologia de ponta pode ser uma aliada para o futuro; haverá, ainda, um concerto de música produzido pela Orquestra Filarmonica de Belo Horizonte e da premiação de dois concursos: o de literatura (Concurso de Literatura Internacional) em parceria com a Associação Nacional dos Escritores (ANE) e o de audiovisual (Luz, Câmera e Ação), realizado em parceria com a produtora Cine Um, com curadoria do doutor em cinema coreano Josmar Reyes. 

A programação do segundo dia terá também documentário sobre as caracteristicas da inovação coreana; aula o vivo de língua coreana e expressões usuais com professora nativa; gastronomia com renomados chefs e bate-papo sobre a cozinha do país; palestras e tira-dúvidas sobre bolsa de estudos do governo da Coreia e como os brasileiros podem acessá-la, além de uma roda de conversa com acadêmicos que pesquisam sobre a Coreia em universidades brasileiras. O destaque do sábado também fica com a Copa Embaixador de Poomsae, uma parceria da Embaixada com a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), que vai premiar as melhores performances de modalidade.

No último dia, haverá a realização do Kpop World Festival, concurso que vai escolher os melhores covers de Kpop do Brasil. Os candidatos foram pré-selecionados em chamada publica e os ganhadores serão recomendados para participar ao final de Kpop World Festival, online, transmitida direto da Coreia.

Outro destaque fica com quadro sobre moda e a beleza coreana, em conversa com influencers e também com brasileiros que moram no interior do país e contam como fazem para viver a cultura coreana em suas cidades com menos de 200 mil habitantes. Uma atração internacional, que demonstra um claro intercâmbio das duas culturas, compõe a programação do último dia. 

A programação completa está disponível anexo. 

Serviço:

Festival República da Coreia 2021


De 9 a 11 de julho, sexta a domingo.
– 9 de julho (sexta): das 15h às 20h30
– 10 de julho (sábado): das 11h às 17h
– 11 de julho (domingo): das 11h às 17h30

Youtube (transmissão principal): https://www.youtube.com/EmbaixadadaRepublicadaCoreia

Cobertura interativa:

Facebook: https://www.facebook.com/EmbaixadaCoreia/
Instagram: https://instagram.com/EmbaixadaCoreia/
Twitter: https://twitter.com/embaixadacoreia

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.