Embaixada da Argentina no Brasil inaugura exposição da artista plástica Damiana Suriani

A Embaixada da Argentina no Brasil,  abriu suas portas no dia 04 de abril de 2019, e recebeu convidados para a abertura  da exposição da artista argentina radicada no Brasil, Damiana Suriani. Autoridades diplomáticas, embaixadores, artistas e jornalistas  marcaram presença no coquetel. Em uma conversa com a jornalista Fabiana Ceyhan, Damiana  disse que cada obra de arte se refere ao momento de sua vida e ao que estava sentindo, sendo assim a criação é espontânea, de dentro pra fora, de acordo com suas vivências e sensações perante a vida.

Sobre a Artista Plástica:

Biografia
Nasceu em Luján, Buenos Aires, Argentina.
A Escola de Artes da cidade foi o caminho natural para a criatividade que tanto a fascinava.
A mudança para São Paulo em 1995 foi um marco em sua vida e uma oportunidade ímpar de reinventar-se como pessoa e como artista.
Em 2002 formou-se em Design de Interiores. Desde então, encantou-se pela escultura; onde formas, texturas e materiais conseguem dar vazão a sua fúria criativa e sua paixão pelo belo.
Obras:Em seu ateliê, Damiana realiza suas obras em argila. Uma vez prontas, as peças são trabalhadas em fundiçōes para receber o material definitivo: resina acrílica ou metal.
Suas obras nāo seguem modismos, nem são feitas sob encomenda. Elas contam uma historia. Tem uma explicação. Uma razão de existir. Imortalizam momentos, pessoas e relacionamentos. Nascem como resposta a uma mobilização interior. Um sentimento que desencadeia todo o processo criativo.
Com as esculturas, essas emoções perpetuam-se no tempo.Algumas exposições que participou:

– Novembro de 2010: Exposição “Percurso”junto das colegas do “Ateliê Francisca Junqueira” em Alphaville, SP.

– Agosto de 2011: IX Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil “Florestas” no Memorial de América Latina, Sāo Paulo.

– Novembro de 2012: X Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil “Argentinos encontram sua literatura” no Memorial de América Latina, SP.

– Outubro de 2013: Apresentou sua primeira exposição individual “Identidade”, no MuBE, SP.

– Outubro de 2013: XV Maratona Cultural ACESC 2013 no Clube Paineiras em Morumbi, SP.

– Maio de 2014: Apresentou a exposição “Identidade”, no Alphaville Tênis Clube, na cidade de Barueri, SP.

– Outubro de 2014: XVI Maratona Cultural ACESC 2014, no Clube Paineiras em Morumbi, SP.

– Novembro de 2014: Apresentou a exposição “Identidade”, na Galeria Glen Arte, em Aldeia da Serra, SP.

– Outubro de 2015: XII Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil “Vendo a musica que gostamos de ouvir”, no Instituto Cervantes, SP.

– Outubro de 2015: XVII Maratona Cultural ACESC 2015 no Clube Paineiras em Morumbi, SP.

– Maio de 2016: Apresentou sua exposição individual, “Viagem ao Interior”, no Instituto Cervantes em SP.

– Novembro de 2016: XIII Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil “Ano Olímpico. Viva sua paixão!”, no Instituto Cervantes em SP.

– Julho de 2017: “A Arte em Bronze”, na Pinacoteca de Piracicaba. Mostra comemorativa dos 250 anos da cidade.

– Agosto de 2017: XlV Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil “O global e o local” no Instituto Cervantes, SP.

– Setembro de 2017: Apresentou sua exposição individual “Viagem ao Interior”, no Alphaville Tenis Clube, em Alphaville, SP.

– Outubro de 2017: XIX Maratona Cultural ACESC 2017 no Clube Paineiras em Morumbi, SP.

Prêmios
– Novembro de 2013: Obteve o terceiro lugar com a sua obra “Dri” realizada em bronze patinado, na categoria “melhor escultura figurativa”, no concurso de Artes  Ver mais