E o ano novo na Russia? vamos descobrir como é a celebração deles!

Cada país tem a sua cultura e história  e cada celebração , cada detalhe cultural pode ser bem diferente do que estamos acostumados no hemisfério sul e isso inclui fatos históricos ,datas comemorativas que marcam a particularidade de cada nação. Apesar das diferenças entre cada país, há uma data em especial que é comemorada praticamente em todo o mundo que é a virada de Ano,  momento em que todas as nações  esperam mudanças e tempos melhores e mais prósperos , paz e acontecimentos que tornem o ano posterior melhor e mais especial. Aqui no Brasil comemoramos com ceias,  superstições e  festejando com amigos e familiares. O ano novo no Brasil é uma festa que bastante popular, o que é diferente na Rússia.

Os russos comemoram o ano novo de uma forma bem diferente de nós brasileiros, a começar pela importância da festa. Lá o ano novo tem maior importância do quê o Natal e isso devido à perseguição religiosa do tempo do comunismo no país onde eram proibidas manifestações reliogiosas e cristãs como a celebração do nascimento de Jesus. Porém algo é bastante curioso no ano novo russo, lá a virada de ano tem cara do Natal brasileiro e nesta festa os russos enfeitam as casas com decorações natalinas, fazem a troca de presentes e é no ano novo que aparece a figura do Papai Noel que na Rússia é se chama Ded Moroz que significa “Avô Geada”, este velhinho tem um ar mais sério e muitas vezes aparece de azul e acompanhado por sua neta ajudante.

snegurochka i ded moroz 290

O Ano Novo russo é comemorado em duas datas, a primeira dia 31/12 que nem no Brasil e em outros lugares do mundo, a segunda dia 13/01 no dia 31 acontece à troca de presentes e é nesta data que eles enfeitam suas casas com os pinheiros e “decorações natalinas”. Algo também bastante curioso é o fato dos russos acreditarem muito no calendário Chinês, sendo assim eles levam muito a sério o animal que estará regendo o ano que está por vir. Na virada de 2013 para 2014 o animal que segundo o calendário chinês traria sorte para o ano chegado era o cavalo e as pessoas desejavam umas as outras os votos com referências ao animal tipo; “Que o cavalo traga muita prosperidade em 2014 para você e sua família”.

Então já sabem, não se espantem ao chegar na Rússia próximo do dia 31/12 pois o que parece Natal na verdade é ano Novo !

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.