
Na véspera da visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, para participar do 11º encontro dos líderes do Brics, a versão em português de dois documentários – Frases Clássicas Citadas por Xi Jinping e O Caminho da Nova China –, produzidos pelo Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês), estrearam dia 11 de novembro, horário local, nos canais BandNews TV e Arte 1 e nas plataformas de novas mídias do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O vice-diretor do Departamento de Comunicação do Partido Comunista da China e presidente do CMG, Shen Haixiong; a cônsul-geral da China no Brasil, Chen Peijie; o governador do Estado de São Paulo, João Doria; o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, Fausto Pinato; bem como o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, participaram da cerimônia de transmissão.

Em seu discurso, Shen Haixiong disse que este ano marca os 45 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil. A parceria estratégica global entre ambos tem sido aprofundada constantemente, sob a liderança dos chefes de Estado, sendo um exemplo da cooperação Sul-Sul. Os dois documentários abrirão uma janela para o povo brasileiro entender a nova China de forma completa, conhecere o encanto do líder chinês, as grandes mudanças da China nos últimos 70 anos e o espírito da nação chinesa na nova era, de modo a promover a integração cultural dos dois países.

Saad disse que a série Frases Clássicas Citadas por Xi Jinping está cheia de reflexões filosóficas. O presidente chinês trata as questões de hoje com retrospectiva histórica. O seu pensamento é intimamente ligado com o povo. Já o Caminho da Nova China apresenta a segredo do sucesso da China por meio de grande quantidade de documentações históricas, que valem o estudo de outros países.

Na ocasião, Doria disse que ele leu duas obras de Xi Jinping e o que lhe impressionou mais é que o presidente chinês prioriza sempre o desenvolvimento econômico e a melhoria de vida do povo. A amizade Brasil-China não só reflete na área comercial. O povo brasileiro quer conhecer a China mais profundamente. Ele acredita que a cooperação dos veículos de imprensa e a transmissão dos documentários promoverão a aproximação das almas e o aprofundamento da amizade.

A série Frases Clássicas citadas por Xi Jinping seleciona várias frases clássicas e histórias famosas da China antiga que o presidente Xi Jinping declarou em seus discursos, artigos e conversas. Os trechos estão relacionados a diferentes tópicos, como servir o povo, cultivar a moralidade, estilo familiar, amor filial e moralização administrativa. Elas refletem vivamente a profunda compreensão do líder chinês da cultura tradicional chinesa e sua sabedoria sobre a governança.
O caminho da Nova China coleta um grande número de documentos históricos e materiais de filme e de televisão, apresenta vivamente as enormes mudanças acontecidas na China nos últimos 70 anos. Exibe os êxitos e as experiências valiosas alcançadas pelo Partido Comunista da China enquanto liderava os chineses de todas as etnias a realizarem a revolução, construção e reforma socialista, mostrando um panorama das dificuldades e vitórias no avanço da nova China.
Os dois documentários já foram traduzidos para inglês, italiano, grego e ouras línguas, ganhando amplos elogios.
No mesmo dia, foi lançada oficialmente a coluna de notícias diárias Mundo China, coproduzida pelo CMG e Grupo Bandeirantes de Comunicação. O programa seleciona interessantes novidades econômicas e sociais da China, exibindo uma China verdadeira, tridimensional e integral na nova época.
Criado por meio da fusão da Televisão Central da China (incluindo a China Global Television Network), a Rádio Nacional da China e a Rádio Internacional da China, o CMG foi formalmente estabelecido em 19 de abril de 2018. O Grupo opera 47 canais de televisão, dos quais sete deles são internacionais e oferecem conteúdo em seis idiomas para 162 países e regiões em todo o mundo, além de 17 frequências de rádio direcionadas ao público chinês e programação de rádio em 44 idiomas estrangeiros direcionados ao público global. Também administra três grandes sites de notícias e 20 jornais e periódicos de circulação nacional. O CMG é a principal organização de mídia do mundo em escala de operações, com as linhas de negócios mais abrangentes, a maior produção de programas e as maiores coberturas.
Matéria publicada pela CRI que autoriza a publicação em parceria com o www.brasiliainfoco.com