Doação do Japão para o combate aos incêndios na Amazônia é entregue no Brasil

Em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (23/09), no Palácio do Itamaraty, foi oficializada a doação de uma assistência emergencial enviada pelo Japão para o combate aos incêndios na região amazônica brasileira. O auxílio, composto por material de apoio para o trabalho dos brigadistas, foi anunciado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em 13 de setembro e é fornecido por intermédio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, lembrou que o Governo Japonês é um tradicional apoiador das atividades de preservação da Floresta Amazônica. “Acredito que é possível alcançar um desenvolvimento sustentável da região Amazônica em consonância com a preservação das florestas. Para isso, o Japão quer trabalhar em parceria com o Brasil para identificar as necessidades e desenvolver projetos concretos conjuntamente”, destacou Yamada.

Este ano completam-se 60 anos de cooperação entre Brasil e Japão, uma relação que teve início em 1959 com a colaboração de especialistas japoneses em agricultura para o desenvolvimento do Cerrado brasileiro. Desde então, a parceria internacional proporcionou resultados também nas áreas de mineração, saúde, desenvolvimento industrial, recursos humanos e promoção da segurança pública.

“A política básica do Japão na cooperação com o Brasil é apoiar o desenvolvimento sustentável” ressaltou Hiroshi Sato, diretor do escritório da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) no Brasil. “As medidas para a preservação do meio ambiente são uma das áreas prioritárias”, resumiu.

O Secretário de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia, Embaixador Reinaldo José de Almeida Salgado, classificou o auxílio japonês como um gesto de renovada solidariedade ancorado nos laços cultivados entre os povos dos dois países. “Somos gratos ao permanente apoio e auxílio oferecidos pelo Governo do Japão, sempre dentro de um marco de respeito e compreensão”, agradeceu Salgado.

Contribuição

Os donativos, enviados a partir do armazém da assistência de emergência da JICA em Miami, chegaram no último dia 17 ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), de onde foram transportados para Brasília. Composto por 330 tendas e 998 colchonetes, o carregamento está pronto para distribuição e uso dos brigadistas que atuam no âmbito da Operação Verde Brasil, de combate aos focos de incêndio da região amazônica.

Conforme o embaixador Ruy Pereira, diretor da Agência de Cooperação Brasileira (ABC) do Itamaraty, o material será usado pelos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) no trabalho em áreas isoladas. “Essa doação é extremamente importante do ponto de vista operacional, porque permitirá reduzir o tempo de viagem das brigadas entre as frentes de incêndio e suas respectivas bases”, ressaltou Ruy Pereira.

Romero Cerqueira, presidente do ICMBio, também atestou a importância do auxílio do governo japonês para o combate aos incêndios na floresta amazônica. “Os brigadistas vão ficar muito satisfeitos em ter uma assistência. Pela localidade onde os incêndios florestais ocorrem, às vezes o tempo gasto é muito grande”, atestou Cerqueira.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.