Diretores vencedores do Prêmio Gestão Escolar participarão de intercâmbio nos EUA

No período de 4 a 10 de março, vinte sete diretores escolares da rede pública de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal participarão de um intercâmbio de dez dias nos Estados Unidos. Todos os participantes são gestores premiados pelo Prêmio Gestão Escolar 2017 – prêmio que busca contemplar projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. O grupo também será liderado peloSecretário de Educação do Estado do Acre, Marco Brandão. O intercâmbio é custeado pela Consed e pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e é uma dentre muitas iniciativas da Missão que buscam promover o diálogo e o entendimento mútuo entre brasileiros e americanos.

Durante o intercâmbio, que possui viés tanto cultural quanto educacional, os gestores passarão pela Capital dos EUA, Washington D.C. para conhecer o panorama da educação norte-americana no âmbito federal, estadual e municipal. Depois seguirão para o estado do Arizona para uma visita a comunidade Navajos, escolas indígenas e reuniões com diretores e educadores norte-americanos onde ambos poderão trocar experiências em gestão e liderança escolar.

Os diretores também terão oficinas sobre o papel das organizações da sociedade civil em prol da educação, farão visitas a faculdades locais e observarão aulas. Após o retorno ao Brasil, os participantes desenvolverão projetos para impulsionar uma transformação sistêmica, por meio da inovação e tecnologia, que promovam maior equidade e qualidade na educação pública em suas comunidades.

Esse intercâmbio faz parte da Parceria Educacional Brasil – Estados Unidos e desde 2000, mais de 200 diretores escolares já participaram de programas de aperfeiçoamento nos EUA.

Antes de partir para os EUA, os diretores passarão por Brasília, 1 a 3 de março, e estarão disponíveis para falar com a imprensa. Mais informações: Assessoria de Imprensa da Embaixada dos EUA – 3312-7367 / 7364 / 7352 e Assessoria de Imprensa do Consed – 2195-8650

Sobre o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar:

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar destaca-se como um relevante instrumento de mobilização e de auto avaliação das escolas públicas brasileiras e tem como objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

Além do Ministério da Educação e da Undime, são parceiros do PGE 2017: Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos da América, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Instituto Natura, Gerdau, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.