Dia da Europa é comemorado em Brasília pela delegação da União Européia

O Dia da Europa é comemorado  9 de Maio de cada ano, e marca a apresentação da Declaração de Schuman, em 1950, que propunha a criação de uma Comunidade do Carvão e do Aço Europeia, precursora da atual União Europeia. Em Brasília a delegação da União europeia  comemorou a data em um evento para convidados no Porto vitória. O evento contou com a presença de vários embaixadores e representantes dos países que integram a União Européia em Brasília, autoridades, jornalistas e convidados da sociedade civil e militar .

Declaração Schuman

O que significa a comunidade de acordo com a história:

A ideia da comunidade era que os membros fundadores – França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo – unissem esforços e recursos inerentes ao comércio do carvão e do aço para criar um mercado comum ao serviço do seus interesses, ganhando assim direitos de importação e de exportação.

O objetivo, em grande parte puramente econômico, foi traçado e defendido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, de origem luxemburguesa, cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.Mas  o  projeto também tinha interesses políticoss. A ideia era reunir os diferentes agentes econômicos da França e da Alemanha para reduzir o risco de conflitos no futuro.

Na declaração lê-se: “A solidariedade de produção assim alcançada deixa claro que qualquer guerra entre a França e a Alemanha se torna não só impensável como também materialmente impossível.”

Os Interesses:

O tratado que rege a comunidade foi assinado em Paris em 1951 e entrou em vigor no ano seguinte.O projeto inicial permitiu aprofundar a integração  desses países e criar depois a Comunidade Econômica Europeia, com a assinatura do Tratado de Roma em 1958.

Características e objetivos da União Europeia que é composta por 28 países:

Entre algumas das principais características da UE estão:

  • livre circulação das pessoas pelos Estados-membros (pertencentes ao “Espaço Schengen”),
  • livre circulação de mercadorias entre os Estados-membros,
  • integração política,
  • adoção de uma moeda única, o Euro.

No entanto, vale ressaltar que não são todos os países que integram a União Europeia que adotaram o Euro como moeda oficial.

Os países que adotaram o euro formam a chamada zona euro ou eurozona. Os países que usam a moeda são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta e Portugal.

Os principais objetivos da UE são:

  • ajudar os países-membros no seu desenvolvimento econômico,
  • dar mais igualdade política e econômica à Europa,
  • melhorar as condições econômicas e de trabalho dos cidadãos europeus,
  • reduzir as desigualdades econômicas e sociais entre todas as regiões que compõem o bloco,
  • garantir a permanência de um ambiente pacífico e harmonioso em toda a Europa.

 

Relatos fotográficos do evento em Brasília:

 

 

Fotos: Valério Fernandes

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.