Data Nacional da Suíça é comemorada em 1º de agosto

Dia 1º de agosto comemora-se a Data Nacional da Suíça. A escolha desse dia faz referência ao ato fundador da Confederação Helvetia. Em 1º de agosto de 1291. Na ocasião, foi publicado o pacto dos três cantões – Schwyz, Unterwald (hoje Obwald e Nidwald) e Uri, os mais antigos da Suīça. 

De acordo com a tradição, os representantes dos três locais fundadores – “os três confederados” – prestaram seu juramento na pradaria de Rütli, junto ao Lago dos Quatro Cantões. Eles juraram libertar seu país dos Habsburgos. A comemoração federal oficial acontece em 1º de agosto, neste lugar mítico, com um discurso do Presidente Federal para toda a nação.

Por toda a Suíça, são acesas fogueiras e queimados fogos de artifício em 1º de agosto. Em muitos lugares, as crianças desfilam pelas ruas com lampiões com a cruz suíça e o brasão do seu cantão. Acontecem desfiles com trajes tradicionais, coros de Iodelei, trompas alpinas e bandeireiros. E em todo o país, os políticos, desde os do Conselho Federal até o presidente da comuna, fazem seus discursos do feriado nacional.

Em muitos lugares, também é contada a história mítica de Guilherme Tell, o lendário herói da independência suíça que se opôs ao inspetor imperial dos Habsburgo. O famoso drama, no qual Tell teve de atirar com a sua balestra acertando uma maçã sobre a cabeça do seu filho, foi escrito pelo poeta alemão Friedrich von Schiller, em 1804.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.