Vier Studierende sitzen vor dem Berliner Reichstag.© iStockphoto

Por meio do Programa Helmut Schmidt, o DAAD concede bolsas para oito cursos de Master na área de Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha. Em 2019, as inscrições estarão abertas de 01/06 a 31/07 para jovens formados em Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Administração Pública, Economia ou áreas afins. O principal objetivo do programa é a formação de líderes e profissionais que, ao retornarem para seus países de origem, contribuam para o aperfeiçoamento democrático da gestão pública. Nesse contexto, buscam-se jovens com forte engajamento social e político.

Veja aqui o novo edital do Programa Helmut Schmidt (em inglês).
Os detalhes sobre benefícios, requisitos e documentação para inscrição também estão resumidos neste documento em português.

As bolsas do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que terão início em setembro/outubro de 2020. Os candidatos podem escolher entre cursos em inglês ou alemão oferecidos por oito instituições alemãs:

  • Hertie School of Governance, Berlin: Master of Public Policy (MPP) (curso em inglês, quatro semestres)
  • Universität Duisburg-Essen: Master of Development and Governance (curso em inglês, dois semestres)
  • Willy Brandt School of Public Policy at the University of Erfurt: Master of Public Policy (MPP) (curso em inglês, quatro semestres)
  • Leuphana Universität Lüneburg: Public Economics, Law and Politics (PELP) (curso em inglês e alemão, quatro semestres)
  • Hochschule Osnabrück: Management in Non-Profit Organisations (curso em alemão, quatro semestres)
  • Universität Osnabrück: Master of Democratic Governance and Civil Society (curso em inglês e alemão, quatro semestres)
  • Universität Passau: Master of Governance and Public Policy (curso em inglês e alemão, quatro semestres)
  • Universität Potsdam: Master of Public Management (MPM) (curso em inglês, dois semestres)

Além da graduação completa até o momento da candidatura, é necessário ter rendimento acadêmico excelente e bons conhecimentos de alemão ou inglês. Os selecionados ganham uma bolsa mensal no valor de 850 euros, auxílio para passagem aérea de 1.550 euros, seguro-saúde e curso preparatório de alemão de seis meses na Alemanha.

Informação importante: as inscrições devem ser enviadas para a(s) universidade(s) escolhida(s) e não para o DAAD. É possível se candidatar a até dois cursos. Os contatos das universidades e informações específicas sobre cada curso podem ser encontrados no edital do programa (em inglês).

Deve-se, ainda, consultar as informações listadas no site do DAAD, que  possuem um efeito vinculante. Outras fontes úteis são o folheto informativo sobre os cursos de Master e esta publicação sobre o Programa Helmut Schmidt. Por fim, como fonte de inspiração, conheça a história da brasileira Zena Mouawad, ex-bolsista do programa.

Se tiver dúvidas sobre o programa após a leitura desses documentos, consulte o FAQ do site do DAAD. Caso a questão não seja esclarecida, mande um e-mail para o endereço: aufbau@daad.org.br.