Cidadãos de Brasília receberam das mãos do embaixador do Japão, Akira Yamada, a medalha da Ordem do Sol Nascente.

Nesta quarta-feira (02/10), dois cidadãos de Brasília receberam das mãos do embaixador do Japão, Akira Yamada, a medalha da Ordem do Sol Nascente.

Embaixador Akira Yamada e Condecorados

Os homenageados foram o brigadeiro de infantaria da reserva Agostinho Shibata, ex-chefe do Centro de Operações Terrestres da Aeronáutica; e Hermínio Hideo Suguino, ex-presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra).

O Sr Hermínio Ribeiro fez um discurso que emocionou os presentes, quando mencionou sobre as dificuldades de seus pais quando chegaram no Brasil, mas afirmou que foi criado dentro dos valores japoneses que são: disciplina, paciência, Humildade e amor pelo trabalho. E disse que ficaria muito feliz se os pais dele estivessem vivos para ver o recebimento desta condecoração,” Eu tenho certeza que eles diriam que todo o esforço valeu a pena e ficariam orgulhosos”.concluiu o brasileiro, filho de japoneses.

Fundada em 1875 pelo Imperador Meiji do Japão, a Ordem do Sol Nascente é outorgada àqueles que tiverem realizado feitos notáveis na promoção da cultura japonesa. Esta foi a primeira condecoração realizada na nova era imperial Reiwa.

Embaixador Akira Yamada e Esposa

Após o evento foi servido um almoço japonês aos convidados e familiares dos condecorados.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.