Cantora portuguesa Ana Laíns apresenta-se pela primeira vez no Brasil

Pela primeira vez em digressão pelo Brasil neste mês de novembro de 2021, a cantora portuguesa Ana Laíns apresenta-se em três concertos numa parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil, o Consulado-Geral de Portugal em Salvador, o Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

A digressão começa pelo Teatro Jorge Amado em Salvador (BA), na quinta-feira (18) e segue para o Auditório Waldyr Diogo em Fortaleza (CE), no dia 20, e termina em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no dia 23 de novembro.

Ana Laíns celebrou 20 anos de carreira com o lançamento de um novo álbum, alçado ao Top Nacional de vendas em Portugal, em maio deste ano. A cantora viaja em turnê internacional pela Europa e pelo Brasil acompanhada pelos músicos Paulo Loureiro (piano), Carlos Lopes (acordeão) e Bruno Chaveiro (guitarra portuguesa).

Sobre esta primeira visita ao país, Ana acredita ser a concretização de um desejo antigo “Era um sonho como cantora há muito tempo cantar aqui. Por nossa relação, mas também porque tenho uma paixão fulminante pelo país. Sinto o Brasil como Portugal: um pouco meu”, diz.

Embora muito reconhecida e premiada pelas composições do fado, Ana Laíns traz consigo a missão de apresentar ao mundo a cultura portuguesa, para além do gênero musical. “Espero que o brasileiro compreenda que o fado não é a única forma que temos de exprimir. Portugal é rico musicalmente e quero trazer um pouquinho dessa realidade para o Brasil.”

Para ela, a cultura musical brasileira costuma ser uma inspiração. “Um dos fatores que acredito que o Brasil está à frente de nós é a forma como acarinham a MPB. Em portugal a musica popular portuguesa efrenta um enorme preconceito”, observa. Do mesmo modo como Ivan Lins, Caetano Veloso e Gilberto Gil têm um repertório constituído por várias vertentes da música brasileira, assim Ana se propõe a fazer com a música de seu país. “Essa é a minha bandeira como cantora e minha grande luta, para mostrar que a música portuguesa tem muitas possibilidaes e imensas características”, diz.

Ao longo de duas décadas, a cantora tem construído uma carreira sólida. Na Grécia, chamaram-lhe “diva de um fado diferente”. Na França, de “virtuosa do palco” e, em Portugal, gosta de ser conhecida como “Cantora Colorida”. Essas cores representam em grande parte a positividade que esbanja em suas músicas, conhecidas por conferir a elas uma qualidade mais contemporânea e universal da música portuguesa.

Serviço:

Ana Laíns – Tour Brasil 2021

Dia 18 de novembro, às 19h

No Teatro Jorge Amado: Avenida Manoel Dias da Silva, 2177, Pituba, Salvador (BA).

Dia 20 de novembro, às 19h

No Auditório Waldyr Diogo da FIEC: Avenida Barão de Stuart, 1980, Aldeota, Fortaleza (CE).

Dia 23 de novembro, às 19h

No Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília: Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Brasília (DF).

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.