Camões Brasília inaugura sessões presenciais do ciclo Cinema às Quartas na Embaixada de Portugal no Brasil

A partir de abril, o ciclo mensal Cinema às Quartas, do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, passa a ser realizado presencialmente, no auditório Camões, da Embaixada de Portugal no Brasil (SES, Avenida das Nações, Qd. 801, Brasília, DF). A entrada é franca. 

Para celebrar a Revolução dos Cravos, no dia 27 de abril, às 18h, será exibido “Capitães de Abril” (2000), primeiro longa-metragem dirigido pela atriz portuguesa Maria de Medeiros. O filme faz um relato da revolução a partir da noite de 25 de abril de 1974, quando uma estação de rádio toca uma canção proibida: “Gôndola”.

No dia 18 de maio, às 17h30, o Cinema às Quartas exibe em caráter inédito para Brasília, “O Ano da Morte de Ricardo Reis” (2020), de João Botelho. O longa-metragem adapta o livro homónimo de Saramago com o ator brasileiro de origem mexicana Chico Díaz, no papel do heteronómio de Fernando Pessoa, Ricardo Reis. 

O filme foi exibido pela primeira vez no Brasil dentro da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, mas permanece inédito no circuito cinematográfico brasileiro. A sessão integra ainda as atividades comemorativas em alusão ao centenário de José Saramago.
https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/cultura-portuguesa/agenda/8743

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.