Brasil terá Comissão Nacional para implementação da Agenda 2030 da ONU

Cerimônia de posse dos membros será hoje, no Itamaraty, em Brasília

Nos dias 19 e 20 de dezembro de 2023, a Secretaria-Geral da Presidência da República realiza a instalação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS). A CNODS foi recriada pelo Decreto 11.704 de 14 de setembro de 2023 e representa o compromisso do governo com a busca por um novo modelo de desenvolvimento, garantindo a inclusão e a justiça social com democracia e preservação ambiental.

A cerimônia de posse dos representantes da CNODS acontece nesta terça-feira (19), a partir das 9h, no Auditório Wladimir Murtinho no Itamaraty, em Brasília. Nos dois dias de evento, estão programadas reuniões de trabalho para tratar do regimento interno, governança e plano de trabalho; criação do ODS 18 sobre promoção da igualdade racial; territorialização e difusão da Agenda 2030; criação da subcomissão sobre as comunidades e povos tradicionais; relatório voluntário a ser apresentado na ONU em julho de 2024.

Com a instalação da Comissão, os instrumentos e condições necessárias para o começo dos trabalhos, além de desenvolver estratégias para iniciar uma ampla conscientização em todo o país acerca da implementação da Agenda 2030.

A COMISSÃO

Os 42 membros da CNODS foram selecionados a partir de 2 editais de chamamento para entidades da sociedade civil e de representação de prefeituras e governos estaduais.

Após um processo transparente e objetivo, a composição final obteve importantes entidades do setor produtivo, dos movimentos sociais, do mundo do trabalho; dos estudantes e da luta pela educação; da economia solidária; das ONGs ambientalistas e das principais redes da sociedade civil que lutam pela Agenda 2030 no país.

Para difundir a agenda e envolver as demais esferas de governo, estão presentes também os consórcios do Nordeste e da Amazônia Legal, a Frente Nacional de Prefeitos e a Associação Brasileira de Municípios. Do governo federal, todos os ministérios declararam interesse em participar. Ao todo, são 84 representantes titulares.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa abordar os desafios globais até 2030. Cada país se adapta e implementa esses objetivos de acordo com suas circunstâncias e prioridades. Dentre os 17 objetivos estão a erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e clima, e garantia que todas as pessoas em todos os lugares desfrutem de paz e prosperidade de forma igual e justa.

A CNODS desempenha um papel significativo como espaço para diálogos e solidariedade social, explorando abordagens para impulsionar o crescimento do país, além de destacar perante a comunidade global a contribuição do Brasil para o desenvolvimento sustentável e democrático.

As informações são da Secretaria-Geral da Presidência.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.