Embaixador do Bahrein, Bader Abbas Alhelaibi, planta árvore no Parque da Cidade

Ato marca a Data Nacional do Bahrein e o Dia dos Mártires

Para comemorar a Data Nacional do Bahrein (16 de dezembro) e ainda o Dia dos Mártires (17 de dezembro), o Embaixador do Reino do Bahrein, Bader Abbas Alhelaibi e o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, estiveram na manhã deste domingo na Escola da Natureza, no Parque da Cidade, para o plantio de cinco mudas de Ipês.

Iniciando seu discurso, Alhelaibi que o Dia Nacional barenita reflete a “comemoração à fundação do Estado Moderno do Bahrein durante a era do fundador Ahmad Al-Fatih, como um estado árabe muçulmano em 1783. Comemorando também, o aniversário da ascensão de Sua Majestade o Rei Hamad bin Isa Al Khalifa, o monarca desta grande nação, ao trono, que ocorre em 16 de dezembro de cada ano”.

Nesta ocasião especial, Sua Majestade o Rei dedicou o dia 17 de dezembrode cada ano como o Dia do Mártir, em homenagem aos sacrifícios, dedicação e generosidade dos mártires da pátria, que tenham desempenhado seus deveres nacionais dentro e fora do país em âmbito civil, militar e humanitário.

“Em 17 de dezembro de cada ano, todos nós no Reino do Bahrein usamos a flor ‘Al-Razji’ em homenagem aos mártires da pátria”, explicou o Embaixador. “Hoje, em decorrência das sólidas relações de amizade com a República Federativa do Brasil, plantamos 5 árvores amarelas em reconhecimento a esta ocasião especial, expressando nossa gratidão ao Governo do Distrito Federal por dedicar este espaço para a Embaixada do Reino do Bahrein, simbolizando os laços fraternos que unem os dois países e seus povos amigos”, completou.

O plantio foi acompanhado, ainda, pelos diplomatas da embaixada, equipe da Serinter e pela vice-diretora da Escola da Natureza, Ednea Sanches.

O secretário agradeceu a iniciativa “responsável e sustentável” da missão diplomática ao celebrar as datas importantes para o país com o plantio de árvores símbolos de Brasília. “Nós, brasilienses, nos sentimos profundamente honrados em tê-los em nossa cidade e em receber esses novos ipês em nossas terras. Somos um povo que tem profundo respeito por todos os países do mundo porque nascemos para ser a capital de todos”, frisou.

A Data Nacional do Bahrein comemora a fundação do Estado Moderno do Bahrein durante a era do fundador Ahmad Al-Fatih, como um estado árabe muçulmano em 1783. Comemorando também, o aniversário da ascensão do Rei Hamad bin Isa Al Khalifa, o monarca da nação, ao trono, que ocorre em 16 de dezembro de cada ano.

As informações são da Secretaria de Relações Internacionais do DF (Serinter).

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.