Embaixador da Colômbia acompanha Ministra do Desenvolvimento colombiana em visita oficial ao Brasil

Na pauta com MAPA, cooperação e ao comércio bilateral entre os dois países

No dia 15 de dezembro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu a visita da ministra da Agricultura e Desenvolvimento da Colômbia, Jhenifer Mojica. O encontro serviu para fortalecer um diálogo produtivo entre Colômbia e Brasil, abordando temas relacionados à cooperação e ao comércio bilateral entre os dois países amazônicos.

A ministra foi recepcionada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e pela secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, juntamente com diretores e servidores do Ministério.

Nos últimos anos, as negociações bilaterais sobre questões agropecuárias entre Colômbia e Brasil têm avançado gradativamente. Ambos os países têm demonstrado considerável interesse comercial, seja no acesso a determinados produtos agrícolas ou na melhoria de acesso dos produtos já em fluxo comercial.

Atualmente, há 30 negociações em curso, das quais 18 dizem respeito a exportações brasileiras e 11 a exportações originárias do território colombiano com destino ao Brasil. Durante a visita, outro ponto de interesse comum discutido foi a Certificação Oficial Eletrônica, considerada um processo inovador e motivador para aprimorar o fluxo comercial de produtos agropecuários entre ambos os países.

De janeiro a novembro deste ano, o Brasil registrou exportações superiores a 1 bilhão de dólares para a Colômbia, sendo que cerca de 60% dessas exportações são representadas por milho e café verde.

Acompanharam a ministra na comitiva, o embaixador da Colômbia, Guillermo Rivera; o segundo secretário, Daniel Moreno; o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura da Colômbia, Mario Alejandro Valencia; o assessor do gabinete, Sergio Martínez Osorio; e o representante da Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Humberto Oliveira.

“Foi um encontro bastante produtivo, repleto de trocas de experiências entre as duas nações amigas e vizinhas. Destacamos os projetos e avanços significativos do Mapa, como o novo programa de recuperação de pastagens degradadas, bem como nossas iniciativas para atender às exigências do Pacto Verde Europeu, que pretendemos compartilhar com outros países”, ressaltou o secretário Roberto Perosa.

Em outras atividades no Brasil, a ministra Mojica teve reuniões em Salvador e Presidente Tancredo Neves, na Bahia. No Distrito Federal, ela também se encontrou com representantes do Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Mudança do Clima, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de membros de outras instituições governamentais brasileiras.

As informações são do MAPA.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.