Bolsonaro e ministros estarão no Fórum Brasil-Países Árabes amanhã

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fará a abertura do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, que será promovido pela Câmara Árabe de forma virtual de 19 a 22 de outubro. Mourão faz a finalização do evento e três ministros participam.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fará a abertura do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove de forma virtual de 19 a 22 de outubro. O vice-presidente, Hamilton Mourão, fará o encerramento do encontro, e três ministros brasileiros participam das plenárias do evento.

Bolsonaro fará a abertura do encontro no amanhã às 8h30. O presidente brasileiro visitou três países árabes, a Arábia Saudita, o Catar e os Emirados Árabes Unidos, em viagem no final do ano passado. Ele foi recebido por autoridades e assinou uma série de acordos. Havia expectativa de novas viagens a países árabes neste ano, mas veio a pandemia e elas não chegaram a ser anunciadas.

O vice-presidente Hamilton Mourão vai falar no dia 22, fazendo a finalização do evento, que vai até 13h30. O vice-presidente tem se mostrado um interlocutor importante do Brasil com os árabes. Ele já esteve na Câmara Árabe e participou de webinar da entidade. O vice-presidente visitou o Líbano logo no início de 2019, onde discutiu um acordo de livre comércio do país com o Mercosul.

Também participam do fórum o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, na abertura do segundo dia. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, abrirá as atividades do terceiro dia. Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, vai falar durante o segundo dia. Uma série de autoridades de países árabes também estará presente no encontro.

A temática geral do fórum é “O Futuro é Agora”. As perspectivas para o Brasil e os países árabes no novo cenário global permeará os debates do primeiro dia. No segundo dia, o assunto é a nova ordem dos negócios internacionais. No terceiro, as discussões girarão em torno da segurança alimentar. O último dia terá como pauta a governança ambiental, social e corporativa.

Autoridades, especialistas e CEOs

Além dos ministros, também participam pelo Brasil o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, o presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Marcos Troyjo, a CEO da Siemens em Omã, Claudia Massei, o embaixador Rubens Barbosa, a secretária de estado de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti.

Também estarão na plenária o diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Itamaraty, Alexandre Ghisleni, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, e o presidente do Conselho Superior de Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Jacyr Costa Filho.

Falam ainda o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Camardelli, o presidente da Cdial Halal, Ahmad Ali Saifi, o presidente da Fambras, Mohamed Zoghbi, o diretor de Relações Governamentais da América Latina da IBM Brasil, Fabio Rua, a fundadora da Inova House 3D, Juliana Martinelli, o diretor executivo da C4IR Brasil, Lucas Câmara, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sergio Segovia.

Participam também o presidente do Grupo Bayer Brasil, Marc Reichardt, o secretário-executivo de Relações Internacionais do governo do estado de São Paulo, Affonso Massot, o chefe de Relações Institucionais da Natura, Paulo Dallari, o diretor-executivo da Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira, o chefe da assessoria de Dívida e Mercado de Capitais da América Latina na KPMG, Samy Podlubny, o presidente da DP World no Brasil, Dallas Hampton, o CEO global da BRF, Lorival Luz e um representante da JBS.

Câmara Árabe

Outras lideranças da Câmara Árabe, como os membros da diretoria e o secretário-geral da instituição, Tamer Mansour, também terão participação no Fórum Econômico Brasil & Países Árabes. Além da plenária, onde estarão presentes autoridades, executivos e especialistas brasileiros e estrangeiros, o evento digital comportará uma área de exposições, onde empresas vão apresentar seus produtos, serviços e seus interesses no mercado árabe, brasileiro ou internacional.

Serviço:
Fórum Econômico Brasil & Países Árabes

Data: 19 a 22 de outubro de 2020

Das 9h às 13h30 (no dia 19 com início 8h30)

Inscrições abertas e gratuitas: https://www.forumcamaraarabe.com.br/inscricao/

Fonte: ANBA

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.