Bettina Cadenbach é a nova embaixadora da Alemanha no Brasil

Bettina Cadenbach é a nova embaixadora da Alemanha no Brasil. Ela usou as redes sociais para agradecer a acolhida que recebeu.

“Queridos seguidores, estou muito feliz em estar no Brasil e agradeço todo o carinho que tenho recebido desde que cheguei aqui. Será um prazer ajudar a intensificar a parceria estratégica entre nossos países e continuar conversando com vocês por aqui!”, escreveu.

Numa publicação no site oficial da embaixada alemã, ela lembrou que o Brasil é o país com o maior número de falantes de alemão fora da Europa, o parceiro comercial mais importante da Alemanha na América do Sul e o único parceiro estratégico da Alemanha na América Latina e no Caribe.

“Com essa excelente base, queremos aprofundar nossas relações bilaterais para que possamos moldar conjuntamente as principais questões globais, principalmente o gerenciamento da crise climática e a transição energética global. Isso também inclui a expansão de nossa intensa cooperação científica”, ressaltou.

Primeira mulher a ocupar o cargo de Embaixadora da Alemanha no Brasil, Cadenbach entregou na segunda-feira (11/09) as cópias figuradas de suas cartas credenciais à Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Embaixadora Laura da Rocha. 

Currículo

Bettina Cadenbach assumiu o posto de embaixadora da Alemanha em Brasília em setembro de 2023. Anteriormente, foi Secretária-Geral Adjunta da OTAN para Assuntos Políticos e Política de Segurança.

Também foi embaixadora da Alemanha em Tbilisi, depois de ocupar cargos em Teerã e Tallinn como embaixadora adjunta, como conselheira na Missão Permanente da Alemanha nas Nações Unidas em Nova York e como primeira secretária na Embaixada da Alemanha em Ancara.

No Ministério Federal das Relações Exteriores, ela foi Comissária para Política de Segurança e Vice-Chefe do Departamento Político. Antes de dirigir a Unidade de Política Comum de Segurança e Defesa da UE, foi Chefe de Gabinete do Ministro de Estado para a Europa.

Depois de estudar línguas românicas, alemão e ciência política, que concluiu com um mestrado em artes na Universidade de Hanover, trabalhou como jornalista freelancer e para o distrito de Osnabrück.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.