Até o momento 11 chefes de estado confirmaram presença na posse de Jair Bolsonaro

Primeiro Ministro de Israel,  Benjamin Netanyahu, Mauricio Macri da Argentina, Sebastian Piñera do Chile, o Secretário de Estado dos Estados Unidos Mike Pompeo, Ivan Duque Marquez da Colômbia, o  Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa  o Primeiro ministro da Hungria e o  Presidente do Paraguai e do Uruguai  estão com a presença confirmada para a posse de Jair Bolsonaro. O Itamaraty não confirmou nomes e esclareceu que a diplomacia trabalha de forma  que o país visitante confirme os nomes e não o país anfitrião, mas revelou que até hoje são 11 o número de chefes de estado confirmados.

Segundo fontes do cerimonial, nomes ainda podem ser confirmados mas até agora nenhum país árabe revelou se  terá ou não a presença de  chefes de estado, porém vários embaixadores representarão seus países durante a cerimônia de posse. Os países representantes do BRICS  também não se manifestaram sobre a presença de delegações visitantes no dia 01 de janeiro. Há relatos também de problemas entre o Ministro de Relações exteriores Ernesto Fraga e diplomatas do Itamaraty, em relação a controvérsias  sobre convidar Venezuela e Cuba. Pela primeira vez após a redemocratização do Brasil países deixaram de ser convidados para a  cerimônia.

Foto:Agência Brasília

Texto: Fabiana Ceyhan (Direitos Reservados)

 

O Brasilia in Foco continuará transmitindo as informações de acordo com o surgimento de novas notícias.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.