Artigo : O melhor do Chile: Comidas típicas, vinhos e neve- Por Nádia Araújo

O melhor do Chile: Comidas típicas, vinhos e neve

Vamos embarcar em uma viagem gastronômica?
O Mercado Central em Santiago tem os restaurantes mais típicos da cidade. Há uma variedade enorme de peixes e frutos do mar. Existem vários restaurantes, bares, lojas de souvenir e agências de turismo. Um dos restaurantes mais cobiçados é o La Joya del Pacifico para um almoço a dois ou em família. Nos anos de 1995, o mercado ainda não era um ponto turístico. Era um local para comprar peixe fresco e alimentos para o cotidiano. Mas com o passar dos anos o mercado foi se estruturando para virar um ponto turístico. Hoje em dia o mercado é visitado por milhares de estrangeiros. Pratos típicos como, la paila marina, la centolla e empanadas de pino são os mais procurados. Sem falar nos drinks, o pisco sour chileno é um dos mais servidos no mercado.
Das vinícolas a sua capital, Santiago. A vinícola Concha y Toro é a mais visitada. Fica localizada em Puente Alto, uma comuna de Santiago. Pode chegar de metrô e descer na última estação da linha azul (celeste), estação Plaza de Puente Alto. É possível pegar um ônibus que deixa na porta da vinícola. Tem dois tipos de Tour de Degustação de Vinhos. O tour completo é o melhor, pois tem degustação de vinhos e queijos com uma aula guiada por profissionais da área. E no final do tour cada pessoa ganha uma linda taça da vinícola concha y toro e uma tábua de queijos personalizada pela vinícola. Além desta vinícola, tem outras vinícolas tais como Undurraga, Santa Rita, Cousiño Macul e Aquitania. Como também existem outras espalhadas pelo território chileno. Uma bem procurada é a vinícola Casas del Bosque, que fica na região de Valparaiso. É pertinho de Santiago, apenas 1 hora e meia de carro. É possível chegar à Valparaiso por um preço acessível de ônibus. Os vinhos chilenos são deliciosos e conhecidos mundialmente.
O Chile tem um clima caracterizado pelo frio. A Cordilheira dos Andes pode ser vista de vários ângulos em Santiago e é o cartão postal do Chile. As estações de esqui é a parte mais legal de se conhecer e curtir quando se está no Chile. Valle Nevado, Farellones e El Colorado são os lugares mais famosos para ir. Os passeios no neve, incluem tirolesa, esqui e muito mais. O Cajón del Maipo é um canyon da Cordilheira dos Andes, onde o rio ficou bem no vale. A vista é de tirar o fôlego!
Contudo, as comidas típicas, a musica folclórica, a cordilheira dos andes, os morros (cerros), o oceano pacífico, as outras cidades do Chile, a literatura chilena, dentre outros, fazem parte de uma cultura cheia de história para contar.