Ampliação: Xi diz que questão de Taiwan será resolvida à medida que revitalização nacional se tornar realidade

O presidente chinês, Xi Jinping, disse no sábado que a questão de Taiwan surgiu da fraqueza e do caos da nação chinesa e será resolvida à medida que a revitalização nacional se tornar realidade.

“Isso é determinado pela tendência geral da história chinesa, porém, mais importante, é a vontade comum de todo o povo chinês”, disse Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, ao discursar em uma reunião para marcar o 110º aniversário da Revolução de 1911.

A reunificação nacional por meios pacíficos serve melhor aos interesses da nação chinesa como um todo, incluindo os compatriotas em Taiwan, observou.

“Os compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan devem estar no lado certo da história e se unir para realizar a reunificação completa da China e a revitalização da nação chinesa”, disse Xi.

Aqueles que esquecem sua herança, traem sua pátria e buscam dividir o país não terão um bom fim, disse Xi, acrescentando que eles serão desprezados pelo povo e condenados pela história.

A questão de Taiwan é puramente uma questão interna da China e não tolera nenhuma interferência externa, observou Xi.

“A reunificação completa de nosso país será e pode ser realizada”, ressaltou.

Fonte: Xinhua

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.