A Equipe do Brasília in Foco foi recebida na Embaixada da Bélgica e anotou algumas peculiaridades do país

Foto: Conselheiro Diplomata da Embaixada da Bélgica Mr Hendrik Roggen e a Jornalista Fabiana Ceyhan

Capital: Bruxelas

Idiomas:Francês,Alemão,Neerlandês

Países Fronteiriços:França,Alemanha,Países baixos,Luxemburgo

Moeda:Euro

População:11.099.554

Densidade populacional:363 hab por km 2

 

A Bélgica é uma Estado Federal, constituído por 3 comunidades, flamenca, francesa e germanófona. Migrantes de vários países residem no país. Personalidades e intelectuais de todas as épocas também encontraram refúgio lá, como Karl Marx, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Charles Baudelaire, Auguste Rodin, entre outros. A sua posição central na Europa, a sua situação como ponto de encontro dos mundos latino e germânico, o seu multilinguismo, as suas liberdades políticas sociais e religiosas na vanguarda contribuíram  para o seu caratér cosmopolita.

Jazz: A Bélgica é o país dos músicos de jazz e a terra natal de Adolphe sax, o inventor do instrumento musical  chamado:Saxofone

Os Belgas são conhecidos por sua criatividade no mundo do Design e na inovação industrial são eles os invetores e criadores do desenho animado SMURFS.Os barcos a vapor foram enviados para o mundo por eles assim como produtos industriais como o dínamo,carbonato de sódio,baquelite .

Investigação Científica:

O país participa de vários programas  científicos internacionais :Investigação nuclear, no instituto Cern, no domínio da exploração do espaço ou ainda em favor da causa ecológica, com estação na antártida. As Competências belgas podem ser vistas em multiplos domínios,tais como a nanotecnologia, a biotecnologia e a vacinação.

Bruxelas e a União Europeia:

Mais de mil organizações Internacionais públicas e privadas estabeleceram as suas sedes em Bruxelas entre elas a União Européia e a OTAN(Organização do Tratado do Atlântico Norte). A presença destas organizações internacionais atrai uma das comunidades de diplomatas e jornalistas estrangeiros mais importantes a nível mundial.

Regularmente denominada a capital da Europa ,Bruxelas acolhe as cúpulas de vários conselhos europeus e a bélgica é um dos seis estados membros fundadores da união Européia. A estabilidade financeira e econômica faz com que o país ocupe uma posição importante a nível de exportações e importações mundiais e é um dos destinos  preferidos do investidores por contar com uma mão de obra altamente qualificada multilingue e flexível. O porto de Antuérpia é a porta de produtos estrangeiros  vindos do Mundo para a Europa é o segundo maior porto do continente , a cidade também é conhecida por ser o ponto de comercialização de Diamantes Brutos . A matéria completa estará diponível no nosso Jornal impresso da Edição do mês de junho-2017.