Senado debate exploração de petróleo na Amazônia

 

 

Nesta terça-feira, 6, a partir das 10h30, acontece na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal uma audiência pública para debater a exploração de petróleo na Amazônia, uma vez que a Empresa Francesa Total pretende iniciar nos próximos meses as atividades na região.

Segundo o requerimento de autoria do Senador João Capiberibe (PSB/AP), a audiência se faz necessária para “assegurar as garantias para preservação do bioma, bem como a verificação da melhor forma de exploração”. O requerimento ainda aponta que entre 2010 e 2014 várias expedições registraram na Amazônia a existência de recifes que mais tarde foram registrados também pelo Greenpeace. A região possui uma vasta biodiversidade, peixes-boi, tartarugas, lontras, corais, esponjas e rodolitos.

Todas as audiências são de caráter interativo, e qualquer cidadão poderá participar enviando perguntas e comentários por meio do Portal e-Cidadania ou do Alô Senado, no telefone 0800 61 22 11.

Foram convidados para a reunião o Coordenador de Políticas Públicas na WWF, Michel Santos; a Coordenadora de Licenciamento Ambiental da Total, Aline Rodrigues; o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP, Jorge Marques de Toledo Camargo; o representante da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil, Thiago Almeida; o Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia – MME, Márcio Félix; o Professor da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Ronaldo Francine Filho; a Diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – IBAMA, Larissa Carolina Amorim Dos Santos e o Chefe da Assessoria de Gestão de Risco da ANP, Silvio Jablonski.

 

Link direto da audiência: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=11125

 

 

Atenciosamente,

Ricardo Vaz

Coordenação de Apoio ao Programa e-Cidadania
Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Sala 13

70165-900 Brasília – DF

Telefone: + 55 (61) 3303-4679

 

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.