A Embaixada da Itália no Brasil sedia o Fórum nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – CONSECTI

No dia 13 de março de 2023 às 10h00, a Embaixada da Itália em Brasília sediou a reunião anual do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), o órgão nacional de coordenação dos Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia dos 27 estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal).

O evento se articulou em dois momentos. Na parte da manhã, as maiores autoridades do setor foram convidadas para abrir os trabalhos. Entre elas, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Presidente do CONFAP, Odir Antonio Dellagostin e o Presidente do CNPq, Ricardo Galvão.

O destaque da manhã foi a Palestra Magna da Presidente do Conselho Nacional das Pesquisas da Itália (CNR), ex-Ministra italiana da Educação, Universidade e Pesquisa e especialista de fama internacional em bioengenharia e robótica, Prof. Maria Chiara Carrozza, vinda especificamente para a ocasião da Itália, confirmando a profundidade das relações bilaterais no campo da pesquisa.

Após um almoço de trabalho, oferecido na Residência do Embaixador Azzarello, aconteceu o segundo momento, mais técnico, do evento, dedicado à apresentação do CONSECTI, ao balanço das atividades do último biénio e ao processo eleitoral para a votação do novo Presidente do Conselho. No final da iniciativa, foi nomeado o novo Presidente, Silvio Bulhões, a quem o Embaixador manifestou os mais calorosos votos para que possa dar continuidade à frutuosa colaboração iniciada com o Presidente cessante Rafael Pontes Lima.

Compartilhe

Brasília in Foco