A Associação e Sindicato dos Diplomatas Brasileiros (ADB/Sindical) parabeniza a Embaixadora Maria Laura da Rocha pelo convite para ocupar o cargo de Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A Associação e Sindicato dos Diplomatas Brasileiros (ADB/Sindical) parabeniza a Embaixadora Maria Laura da Rocha pelo convite para ocupar o cargo de Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Diplomata de carreira e primeira mulher a ocupar o relevante cargo de Secretária-Geral, Maria Laura da Rocha é a atual Embaixadora do Brasil em Bucareste, na Romênia, e, anteriormente, foi Embaixadora em Budapeste, na Hungria. Também chefiou a Delegação Permanente do Brasil junto à UNESCO, na França, e foi Representante Permanente do Brasil junto à FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), na Itália.

O cargo de Secretária-Geral é o mais alto possível a ser ocupado exclusivamente por diplomata de carreira, resultado do reconhecimento entre pares. A ADB deseja todo o êxito à frente da Secretaria-Geral do MRE, para que os novos tempos sejam marcados pela ampliação da diversidade dentro da Casa, pela modernização das capacidades dos diplomatas e pela sensibilidade e inovação para tratar de temas complexos de interesse dos representantes do Brasil no exterior.

Que o cargo mais importante ocupado por uma mulher diplomata no MRE até os dias atuais seja apenas o início de novas oportunidades, que inspirem a diversidade e reflitam os valores de uma instituição sólida e tradicional, ao mesmo tempo, atenta às mudanças para um mundo mais justo, democrático e plural.

A ADB dá as boas-vindas à Secretária-Geral do Itamaraty no próximo governo e se coloca à disposição para manter diálogo constante, além de contribuir estreitamente para projetos e agendas em prol do fortalecimento institucional da carreira.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.