O secretário de Obras, Valter Casimiro, afirmou, nesta segunda-feira (27), que o governo quer tirar do papel a construção de uma quarta ponte no Lago Paranoá. A declaração ocorreu durante o programa CB.Poder, em parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília.
Segundo ele, a nova estrutura terá como objetivo oferecer mais uma opção de locomoção para os moradores do Paranoá, Itapoã e Lago Sul. O secretário afirmou que a ideia é criar uma obra funcional que contribua para aliviar o trânsito na região.
“A ponte será simples e poderá atender a demanda da região do Paranoá, Itapoã e Lago Sul. Dessa forma, teremos mais uma alternativa para os moradores que se deslocam para a região central do Plano Piloto”, afirmou durante a entrevista para as jornalistas Ana Maria Campos e Adriana Bernardes.
Casimiro destacou a importância de incluir corredores exclusivos para ônibus na construção da nova ponte.
“Isso será essencial para a possível implementação de uma linha exclusiva de BRT vindo da região Leste, que atualmente não possui nenhum projeto nesse sentido”, explicou.
Além da quarta ponte, o titular da pasta também mencionou outro projeto do GDF, que consiste na construção de uma ponte que ligará o Itapoã e Paranoá ao Lago Sul.
“Essa nova ligação evitará o fluxo de carros sobre a ponte da barragem. Inicialmente, a ponte foi construída para ser uma via de serviço, mas devido à necessidade de deslocamento dos moradores da região, acabou se tornando uma via de trânsito intenso”, concluiu o secretário.
Fonte: GpsBrasilia