O evento que acontece simultaneamente todos os anos em todo o mundo, tem como uma de suas finalidades promover a alta qualidade da gastronomia Francesa.
Aqui no Brasil não poderia ser diferente e a Embaixadora Briggite Collet recebeu um grupo de renomados jornalistas atuantes na capital federal para um coquetel degustação, na sexta-feira( 22) para provar os pratos especiais preparados pelo chef franco- brasileiro Ricardo Lapeyre.
O chefe veio do Rio de Janeiro para preparar pratos de sua autoria já que o seu restaurante escama, é um dos mais renomados na cidade maravilhosa. Os jornalistas presentes puderam participar de demonstração ao vivo do preparo dos pratos por Ricardo.
A edição 2021 do Goût de France apresentou deliciosas e inusitadas combinações entre Brasil e França e trouxe uma riqueza de sabores e perfumes às mesas de várias cidades brasileiras.
Neste ano, o festival levantou a bandeira da cozinha responsável, abraçada por chefs e donos de restaurantes Brasil afora. Muitos criaram menus que, além de homenagear a gastronomia francesa, com suas técnicas e savoir faire, valorizam o pequeno produtor rural, os produtos da estação e as práticas sustentáveis.
A 6a edição do Goût de France mobilizou chefs nos cinco continentes, em cerca de 150 países.
No Brasil, 37 restaurantes convidaram o público para uma refeição em várias etapas, um jeito bem francês de estar à mesa. Diferentemente dos anos anteriores, quando o festival acontecia em uma única data, esta edição se estendeu durante nove dias, numa verdadeira celebração à retomada dos encontros com amigos.
Cozinha francesa, ingredientes sustentáveis – O chef franco-brasileiro Ricardo Lapeyre desenvolveu um menu especialmente para o encerramento do Goût de France. Será um coquetel degustação, na sexta-feira, dia 22 de outubro. Na cozinha da Résidence de France, os jornalistas poderão acompanhar a montagem dos pratos. As composições mesclam técnicas consagradas da gastronomia francesa e ingredientes tipicamente brasileiros, provenientes de uma produção sustentável que preserva e valoriza o meio ambiente (Food’n Wood/Chapasul, da Chapada Diamantina).
A degustação será uma oportunidade para que a Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, possa agradecer pessoalmente o empenho de todos os chefs e restaurateurs, empenho que culminou no sucesso de mais uma edição do Goût de France.
Chef Ricardo Lapeyre
Ricardo Lapeyre formou-se em gastronomia e hotelaria na Europa, onde trabalhou com grandes nomes da cena mundial, como Alain Ducasse. Na volta ao Brasil, comandou importantes cozinhas do Rio, como os restaurantes Laguiole e Brasserie Lapeyre, e recebeu o reconhecimento com os prêmios de chef revelação (Veja Rio Comer & Beber 2013) e o de melhor chef (Revista Quem 2014), entre outros. Hoje comanda seu primeiro restaurante solo, o Escama, que apresenta uma cozinha de frutos do mar autoral.
Food’n Wood / Chapasul
Food’n Wood é uma empresa que, por meio da cooperativa de agricultores familiares Chapasul, investe no cultivo sustentável de árvores frutíferas e no reflorestamento de terras agrícolas no coração da Chapada Diamantina, na Bahia. Christophe Chinchilla, fundador e presidente da cooperativa, é franco-brasileiro. A Food’n Wood produz, entre outras coisas, mangas e azeite de oliva sustentáveis, fruto da agricultura regenerativa.
Participantes no Brasil:
Circunscrição São Paulo
Fazenda Santa Adelaïde Orgânico – Parceiro fornecedor
Circunscrição Brasília
Aquavit
Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier Dudu Bar
Cantucci Osteria Iacina Gastronomia
L´Amour du Pain / Saveurs et Traditions Montagnarde La Boulangerie
L’Alcofa (Pousada Inácia – Chapada dos Veadeiros) Le Jardin Bistrot
Nossa Cozinha Bistrô Restaurante Downtown Senac Sagrado Mar
Sallva Bar & Ristoranti Santé 13
Santé Lago Saveur Bistrot Taypá
The Queen’s Place – Greenhouse Ticiana Werner Restaurante Vinalla Vinhos e Bistrô
Circunscrição Nordeste Fortaleza:
Natal:
Recife:
Salvador:
Caminho de Casa Shopping Boulevard Chez Bernard
Ferreiro Café Lucius Restaurante
Restaurante Salvador Dalí Restaurante Senac Casa do Comércio Restaurante Solar Rio Vermelho