Devido à crise sanitária e ao fechamento de quase todas as salas de cinema no mundo, o Instituto francês de Paris apresenta “Ifcinéma à la carte”, uma seleção de filmes gratuitos para assistir em casa. São opções variadas – para todos os gostos e também idades – que deixarão a quarentena mais agradável.
Entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2020, 10 longas e 11 curtas franceses e africanos estarão disponíveis online, de graça e sem necessidade de inscrição através do site: https://ifcinema.institutfrancais.com/fr/alacarte
Sete longas têm legenda em português: os filmes de ficção Corporate, de Nicolas Silhol; L’Effet aquatique, de Sólveig Anspach e Kétéké, de Peter Sedufia; as animações La jeune fille sans mains, de Sébastien Laudenbach e Le tableau, de Jean-François Laguionie e os dois documentários Les pépites, de Xavier de Lauzanne e Swagger, de Olivier Babinet.
Dentro da seleção de curtas metragens, os filmes disponíveis com legendas em português são: as animações Le bûcheron des mots, de Izu Troin e Malika et la sorcière, de Nabaloum Boureima e os curtas de ficção; Les filles, de Alice Douard; 9.58, de Louis Aubert; Huit ,de Mathieu Mouterde; Dunk, de Sophie Martin e Afrique-sur-Seine, de Mamadou Sarr e Paulin Soumanou Vieyra.
Aqui tem um trailler do evento para dar água na boca: https://www.youtube.com/watch?v=zj4KkKcUwd0&feature=youtu.be
E o Festival de cinema Varilux, que também se adaptou ao período de quarentena, continua no ar.
A edição especial #VariluxEmCasa estreou no dia 27 de abril. A iniciativa patrocinada pela Essilor Varilux e pela Embaixada da França no Brasil, e realizada pela Bonfilm oferece uma seleção online dos melhores filmes das últimas edições do festival. São 50 filmes gratuitos com legendas em português que ficam disponíveis até o dia 27 de agosto na plataforma Looke.
A seleção apresenta gêneros diversos, dentre eles comédias como Rock and Roll – por trás da fama, de Guillaume Canet; Amor à segunda vista, de Hugo Gélin e Luta de classe, de Michel Leclerc; dramas como Marvin, de Anne Fontaine; Inocência roubada, de Andréa Bescond e Eric Metayer; A aparição, de Xavier Gianolli; filmes históricos, como Cyrano mon amour, de Alexis Michalik e thriller, como Carnívoras, de Jérémie e Yannick Renier.
Também estão disponíveis seis longas de animação dublados para crianças: Abril e o mundo extraordinário, de Christian Desmares e Franck Ekinci; A raposa má, de Benjamin Renner e Patrick Imbert; O menino da floresta, de Jean-Christophe Dessaint; Asterix e o domínio de deuses e Asterix e a poção mágica, de Louis Clichy e Alexandre Astier e Um gato em Paris, de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli.
Para acessar festival: www.festivalvariluxemcasa.com.br