O Embaixador do Vietnã em Brasília Senhor H.E. Do Ba Khoa e a missão diplomática do país receberam na Embaixada,hoje(06 de julho), profissionais da imprensa ligados a orgãos internacionais no Distrito Federal, membros do Itamaraty ,diplomatas e embaixadores de outros países , o motivo foi uma confraternização e o recebimento do prêmio de melhor reportagem sobre o Vietnã concedido a TV Supren e ao apresentador Willian G. Saint.
Sobre o Vietnã :
O país possui participação em 63 organizações internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o Movimento Não Alinhado (MNA), a Organização Internacional da Francofonia (OIF) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Além destas, é membro de cerca de 650 organizações não governamentais.
O Vietnã tem relações diplomáticas com 178 países, incluindo os Estados Unidos, que passaram a ter relações normalizadas com o país em 12 de julho de 1995. O primeiro país a estabelecer relações diplomáticas com o Vietnã foi a República Popular da China, em 18 de janeiro de 1950, seguido da Coreia do Norte e da República Checa, em 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 1950, respectivamente. Na África, foi com a Argélia que o país estabeleceu sua primeira relação diplomática no continente, em 28 de outubro de 1962. A Guiana foi o primeiro país americano a formalizar relações com o país, sendo que na Oceania essa ação deu-se primeiramente com a Austrália, em 26 de fevereiro de 1973.] Entre os países lusófonos, as relações diplomáticas entre o Vietnã e Portugal deram início em 1 de julho de 1975 e, com o Brasil, em 8 de maio de 1989
Economia e Exportação:
Com uma economia e Desenvolvimento e crescimento constante,
o Vietnã tornou-se o maior exportador de arroz do mundo, com uma safra de aproximadamente 40 milhões de toneladas. Outro destaque é a produção de café, onde as 800 mil toneladas permitem ao país ser o segundo maior produtor e exportador do mundo, destacando-se também na produção de chá, banana e pescado.
Na mineração se destacam o carvão e o petróleo, produzidos em grande quantidade, que permitiram um rápido crescimento do setor industrial nos últimos anos. A indústria se concentra nos três principais núcleos urbanos de Ho Chi Min (indústria têxtil), Hanói(indústria pesada) e Haiphong (indústria naval). Destaca-se também o centro de processamento de alimentos distribuídos em todas as regiões do país.
Fonte : Wikipedia
Turismo:
As principais cidades
são: Hanói, Hué, Danang, Nha Trang, Phan Thiet, Vung Tau, Cidade Ho Chi Minh e Da Lat. O país possui 124 praias populares. Existem 30 parques nacionais no país, sendo que o parque nacional de Phong Nha-Ke Bang é património Mundial da UNESCO. Há cinco patrimónios mundiais no Vietnã: Baía de Ha Long (uma baía com milhares de ilhotas de calcário) Phong Nha-Ke Bang (um parque nacional com 300 cavernas e rios subterrâneos), Hué (antiga capital do país), Hoi An (centro comercial antigo) e My Son (antiga capital do Champa).
Quero parabenizar a jornalista Fabiana Ceyhan pelo excelente trabalho jornalístico que faz com o portal Brasília in Foco e o jornal impresso. Admirável profissional de imprensa.Estimo Sucesso!!!
È um grande prazer ouvir este elogio de uma pessoa tão renomada e de uma postura impecável como o Colega de Profissão, Cônsul de Belarus no Brasil e diretor de Comunicação da Abracam.Conte sempre comigo e com a nossa Equipe.
Abraços
Fabiana Ceyhan