Lloyd Austin, Secretário de Defesa do Governo Biden chegou hoje em Israel

Primeira visita do chefe do Pentágono a Israel para falar do Irã

Foto: secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin – AFP/Arquivos

Lloyd Austin, Secretário de Defesa do Governo Biden chegou hoje (11) em Israel, na capital Tel Aviv , o principal motivo da visita é discutir a questão nuclear iraniana. Esta é a primeira visita ao pa´ss de um alto funcionário do governo americano, após a posse de presidente americano Joe Biden, que tenta retornar ao acordo nuclear com o Irã. Já na chegada Austin foi recepcionado por Benny Gantz,Ministro da Defesa Israelense.

“Trabalhamos com nosso aliado americano para garantir que qualquer acordo com o Irã proteja os interesses vitais do mundo e dos Estados Unidos, evitando uma perigosa corrida armamentista em nossa região, e que proteja o Estado de Israel”, afirmou Gantz após a reunião, segundo um comunicado de seu gabinete.

Segundo outro comunicado, o reforço da cooperação com o Egito, Jordânia e os países do Golfo, mediada por Washington, assim como a cooperação militar entre os dois países, a colaboração no âmbito da inteligência em toda a região e a presença dos Estados Unidos no Oriente Médio foram outros dos assuntos tratados durante a reunião.

Segundo fontes está também prevista uma visita do Ministro com primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, onde irão visitar a base da Força Aérea de Nevatim e ao Memorial do Holocausto de Yad Vashem e a um monumento aos soldados mortos em Jerusalém. Durante o governo Trump, que saiu do acordo, todas as visitas foram cessadas e o acordo não teve nenhum andamento.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.