“15 de julho, Dia da Democracia e da Unidade Nacional”

“15 de julho, Dia da Democracia e da Unidade Nacional”, é o título da Exposição Fotográfica que promoveu o Grupo Parlamentar da Amizade Brasil – Turquia, presidido pelo deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) e o  Embaixador  Murat Yavuz Ateş, da Embaixada da República da Turquia no Brasil.

A data se remete ao dia em que militares turcos ligados à Organização Terrorista Fetullah (FETO) atacaram a Presidência e bombardearam o Parlamento turco com os deputados no interior, na tentativa de derrubar o governo democraticamente eleito da Turquia. Em defesa do governo, as pessoas saíram às ruas e pararam os tanques e os veículos militares. Duzentos e cinquenta pessoas morreram e quase 2.200 ficaram feridas. Graças ao povo turco, agindo em unidade, a hedionda tentativa de golpe foi frustrada e a democracia turca venceu a batalha naquela noite.

A data de 15 de julho foi oficialmente designada como memória nacional da Turquia sob o nome de ” Dia da Democracia e da Unidade Nacional”.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.