Wellington Dias promove cooperação internacional em encontro com Embaixador do Irã

Em um encontro marcado pela cooperação internacional, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu, na quarta-feira (19/06), o Embaixador da República Islâmica do Irã no Brasil, Abdollah Ghadirli. A reunião teve como foco o intercâmbio de conhecimentos sobre programas sociais e a apresentação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa brasileira na presidência do G20.

Durante o encontro, o Embaixador iraniano compartilhou as experiências exitosas de seu país na área da assistência social, destacando os avanços alcançados no combate à pobreza e à fome.

O ministro Wellington Dias, por sua vez, apresentou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e ressaltou a importância da adesão à iniciativa, que estará aberta a partir de julho, incluindo nações não membros do G20, como o Irã, e países da América Latina e do Caribe. “Queremos o maior número possível de países participando desse esforço mundial”, afirmou o titular do MDS, ressaltando a importância da cooperação internacional para o enfrentamento dos desafios globais.

A Aliança Global visa promover a troca de experiências e a implementação de políticas públicas eficazes no combate à fome e à pobreza, adaptando-se às realidades de cada país. “Transferência de renda, emprego, ações das estatais… as experiências dos países se encontram para alcançar esses dois objetivos”, explicou o ministro.

O embaixador iraniano expressou o interesse de seu país em aderir à Aliança Global. “Essa é uma iniciativa valiosa e o Irã está muito interessado em participar e trabalhar nesse sentido”, declarou. “O nosso país não é membro do G20, mas está muito interessado em aderir à aliança”, completou Ghadirli.

Também participaram da visita de cortesia o segundo secretário da Embaixada do Irã, Amin Heravan, e o chefe da assessoria especial de Assuntos Internacionais do MDS, Renato Godinho.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.