VISITA DO DIRETOR DA REDE DO INSTITUTO CERVANTES DA ESPANHA NO MUNDO, LUIS GARCÍA MONTERO

0
101

Luis García Montero, professor, escritor, poeta, ensaísta, crítico literário e diretor da rede do Instituto Cervantes da Espanha no mundo desde 2018, visitará o Brasil para participar na CILPE- 2022 (Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola) organizada pela OEI com o apoio do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, do Instituto Camões, do IILP (Instituto Internacional da Língua Portuguesa) e do Instituto Cervantes. A CILPE 2022 se realizará em Brasília no Complexo Brasil 21, sala Santa Cruz, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2022.

Durante a sua estadia em São Paulo, o Diretor visitará as instalações do Instituto Cervantes e participará de várias reuniões. Em Brasília, além da visita ao centro do Instituto Cervantes terá encontros na Universidade de Brasília, UNB, e se reunirá com representantes de várias instituições ligadas à cultura espanhola e ao ensino e promoção do espanhol no Brasil. A rede do Instituto Cervantes da Espanha tem um total de 77 centros em todo o mundo, sendo o Brasil o país com maior número: 8 centros.

A participação do Diretor do Instituto Cervantes juntamente com outras autoridades na Conferência CILPE mostra que existe, por parte dos responsáveis das instituições que promovem as línguas e culturas dos países de língua espanhola e portuguesa, um desejo expresso de mostrar que a cooperação entre elas significa abrir e consolidar um potencial económico, humano e cultural de grande abrangência. Estimativas apontam que 850 milhões de pessoas no mundo falam português (260 milhões) e espanhol (590 milhões). De acordo com dados demográficos da Organização das Nações Unidas, juntos os dois idiomas devem somar mais de 1,2 bilhões de falantes ainda neste século.

O Instituto Cervantes quer, neste contexto, apoiar e encorajar a reflexão sobre o potencial das nossas línguas ao mais alto nível e seguir os ditames da Agenda 2030 no que diz respeito à dimensão educativa e cultural das línguas e ao seu papel como veículo de comunicação intercultural.

A 2ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola “LÍNGUAS, CULTURA, CIÊNCIA E INOVAÇÃO”, CILPE2022, visa reforçar a cooperação entre línguas, tal como fez na sua primeira edição em 2019, introduzindo temas que contribuem para: a valorização do português e do espanhol, a cooperação entre regiões e o reconhecimento da diversidade linguística e cultural. Na conferência vão participar mais de 40 especialistas e palestrantes e se centrará nas seguintes áreas de reflexão:

  • Eixo 1 – O português e o espanhol na ciência
  • Eixo 2 – Línguas, Tecnologia e Inovação
  • Eixo 3 – Cultura, Diversidade e Inovação