V Reunião de Consultas Políticas Brasil-Itália reúne lideranças diplomáticas dos dois países em Roma

A secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, esteve com seu homólogo italiano, o embaixador Riccardo Guariglia

A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, copresidiu nesta terça-feira (23), em Roma, a V Reunião de Consultas Políticas Brasil-Itália, com seu homólogo italiano, o embaixador Riccardo Guariglia.

Em 2024, Brasil e Itália comemorarão os 150 anos da imigração italiana ao Brasil.  Conforme o diplomata italiano, as iniciativas que lembra a data serão um “reforço das sólidas ligações, inclusive culturais e econômicas” entre os dois países.

Os Secretários-Gerais trataram de temas globais e bilaterais, com destaque para assuntos de interesse da comunidade brasileira na Itália, como o reconhecimento de carteiras de habilitação, e firmaram o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Mútua para o Treinamento de Diplomatas.

O Brasil, na presidência rotativa do G20, e a Itália, na do G7, os dois países cooperam nos temas do combate à fome e à desigualdade, e promovem a sustentabilidade e reformas de instituições globais.

“A parceria estratégica Brasil-Itália beneficia-se do intenso comércio e dos mais de 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil”, lembrou o Itamaraty em nota no X (antigo Twitter).

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.