Universidade italiana oferece bolsa de estudo integral para brasileiros

Prazo de inscrição vai até 26 de janeiro de 2024

A Università Commerciale Luigi Bocconi,  em Milão, na Itália, tem um programa de bolsas integrais de estudo em cursos de graduação e mestrado. Brasileiros podem concorrer. O prazo de inscrição é 26 de janeiro de 2024. A seleção é feita com base em mérito e em necessidade financeira.

Os interessados podem se inscrever AQUI.

Cursos de graduação

Os cursos de graduação da Bocconi são nas áreas de Economia, Administração, Finanças, Ciências Políticas e Ciências da Computação. A instituição de ensino está entre as 20 melhores do mundo nas áreas de administração e economia.

As bolsas de mérito cobrem totalmente os custos do programa (cerca de € 12 mil por ano).

Todos os candidatos aceitos para os programas de graduação serão avaliados com base em sua performance acadêmica – não é necessário enviar documentos complementares.

Candidatos que se destaquem também poderão receber acomodação gratuita em alojamentos da universidade.

As bolsas são renovadas automaticamente até duas vezes, contanto que o bolsista mantenha um bom desempenho acadêmico.

Cursos de Graduação e Mestrado

Para se candidatar aos cursos é necessário enviar de currículo acadêmico, certificados de idiomas, carta de motivação e notas em testes padronizados, como SAT ou o Bocconi Test, organizado pela própria universidade.

A Bocconi também oferece 10 cursos de Mestrado (Master of Sciences, nas áreas de Economia, Administração, Finanças e Ciências Sociais). Nove deles são ministrados totalmente em inglês. Veja aqui a lista de cursos disponíveis.

Para o mestrado, são oferecidas as Bolsas de Mérito –que cobrem 100% da anuidade e podem incluir alojamento no campus da universidade. Para essas bolsas de estudo na Itália, todos os candidatos aceitos são avaliados de acordo com o seu desempenho acadêmico, e não há processo de candidatura separado.

Já as bolsas de necessidade financeira são voltadas a estudantes que comprovem a impossibilidade de arcar com os custos do mestrado.

A candidatura para o programa de Mestrado inclui a análise de resultados do GMAT ou GRE, histórico escolar, currículo e Carta de Motivação. Também é necessária comprovação de proficiência no idioma do curso.

Não é necessário realizar uma candidatura separada para as bolsas — apenas informar, durante o application, que você deseja concorrer. Serão usados como critério de avaliação a excelência acadêmica do candidato e os documentos enviados como parte da candidatura.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.